NOTÍCIA
É o oposto do que ocorre com os docentes universitários canadenses, revela relatório
Publicado em 21/11/2023
Por Jon Marcus, The Hechinger Report*: De Montreal (Canadá) – Raad Jassim gosta muito do seu trabalho. Ele ganha o equivalente a cerca de US$ 7.000 por curso, por semestre, tem um contrato de vários anos e normalmente pode escolher as disciplinas que leciona. Possui um escritório, acesso a treinamento profissional e seguro saúde fornecido pelo governo. Todas essas coisas, segundo ele, o ajudam a se concentrar na razão de estar ali: seus estudantes.
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Poucos desses benefícios, ou esse tipo de remuneração, estão disponíveis para os seus colegas ao sul da fronteira, nos Estados Unidos. A situação de trabalho comparativamente precária dos adjuntos estadunidenses “é uma história triste”, diz Jassim, que leciona finanças corporativas, investimento imobiliário e economia gerencial e de engenharia na Universidade McGill. “Isso parte meu coração.”
Agora há um novo levantamento sobre como os salários e benefícios dos adjuntos afetam não só eles, mas também os seus estudantes, que muitas vezes contraem dívidas para cobrir o aumento das mensalidades. Cerca de 44% dos professores universitários e universitários estadunidenses trabalham em tempo parcial, de acordo com o Centro Nacional de Estatísticas da Educação. Os adjuntos norte-americanos preocupam-se com a sua capacidade de interagir com os alunos e com quão bem eles estão a aprender, de acordo com um novo estudo que compara os adjuntos canadenses com o que chama de adjuntos estadunidenses “lamentavelmente subapoiados e mal remunerados”.
“As pessoas em quem confiamos para ensinar nossos jovens são dedicadas e veem significado em seus empregos, mas não ganham um salário digno”, afirma Candace Sue, diretora executiva do Centro de Aprendizagem Digital da Chegg, uma subsidiária da empresa de livros didáticos e de ajuda ao estudo que produz recursos sobre tecnologia e educação e encomendou o estudo. “Não é justo com eles — nós sabemos disso. Mas também não é justo com os alunos que dependem deles para se concentrarem na sala de aula e para mantê-los em atividade.”
A investigação é uma das mais recentes a documentar as desgraças daquilo que se transformou num exército de 792 mil universitários dos EUA em tempo parcial e docentes que trabalham em tempo parcial ou com contratos fixos. Os professores adjuntos estadunidenses ganham em média US$ 3.700 por curso, um valor que diminuiu significativamente quando ajustado pela inflação, afirma a Associação Americana de Professores Universitários (AAUP). O número provém de 900 universidades e faculdades que fornecem dados de emprego para cerca de 370 mil professores em tempo integral e 90 mil em tempo parcial.
Mais de um em cada quatro adjuntos ganham abaixo do nível de pobreza federal para uma família de quatro pessoas, conclui outro relatório da Federação Americana de Professores (AFT). Mais de três quartos têm emprego garantido por apenas um período ou semestre de cada vez. Essas informações são baseadas em pesquisa distribuída aos adjuntos filiados à AFT e, por meio das redes sociais, aos adjuntos não filiados ao sindicato; 1.043 responderam. A AFT representa 85.000 adjuntos sindicalizados.
“Se você tem empregos em diferentes universidades para sobreviver, você não tem tempo para fazer o trabalho que deseja com seus alunos”, alerta o presidente da AFT, Randi Weingarten.
57% dos professores adjuntos e quase todos os adjuntos das faculdades comunitárias não recebem benefícios médicos, afirma a AAUP. Cerca de um em cada cinco depende do Medicare ou Medicaid, de acordo com a AFT. “Você é quase como um artista faminto”, critica Antwan Daniels, adjunto em Kansas City, EUA, e pai de quatro filhos que ensina química em três universidades diferentes — uma presencial e duas online — enquanto também faz doutorado em administração de ensino superior.
Mais de um terço dos adjuntos do estudo do Centro de Aprendizagem Digital, conduzido pela Hanover Research, disseram que os baixos salários e a falta de benefícios ou de segurança no emprego afetaram a sua capacidade de interagir com os alunos e a aprendizagem que eles levam consigo nas aulas. Os professores adjuntos são mais propensos do que os professores em geral a dizer que não têm tempo suficiente para preparar seus cursos e não recebem apoio administrativo suficiente, de acordo com um detalhamento de uma pesquisa do corpo docente fornecida ao The Hechinger Report pela publicação educacional e empresa de tecnologia Cengage.
“A menos que a escola tenha um sistema de apoio completo para o corpo docente adjunto, estará atendendo os alunos provavelmente com 60% de sua capacidade”, diz Daniels. “Você está tendo uma conversa apressada. Está tentando resumir em: ‘O que você precisa neste momento?’ ”Os alunos não são atendidos da maneira que deveriam”.
Menos de metade dos adjuntos afirmam ter recebido a formação necessária para ajudar estudantes em crise, concluiu o inquérito da AFT. Esses novos estudos seguem descobertas anteriores do Projeto Delphi sobre a mudança do corpo docente e do sucesso dos alunos, mostrando que o aumento da dependência de professores em tempo parcial e sem estabilidade resultou em taxas mais altas de evasão, médias de notas e taxas de graduação mais baixas e uma probabilidade reduzida de que os alunos de faculdades comunitárias continuarão em instituições de quatro anos para obter bacharelado, entre outras coisas.
“Existem agora duas décadas de pesquisas que mostram que ter mais exposição a professores em tempo parcial que não têm apoio leva a mais desistências, taxas de graduação mais baixas, notas médias mais baixas e dificuldade em encontrar uma especialização”, afirma Adrianna Kezar, diretora do Projeto Delphi. As contratações de última hora e a falta de segurança no emprego estão entre os maiores problemas, completa Kezar.
As coisas parecem melhores no Canadá, concluiu o estudo do Center for Digital Learning em sua comparação. Os adjuntos canadenses tinham quase três vezes menos probabilidade de se preocuparem com os baixos salários e 87% deles recebem benefícios. “Isso mostra que existem alternativas disponíveis”, concluiu o relatório.
Embora políticas como esta exijam investimentos financeiros por parte de universidades e faculdades, o presidente da AFT Weingarten diz que é principalmente uma questão de prioridades destas instituições. Os gastos com ensino das universidades, por estudante, diminuem à medida que aumenta a proporção de docentes adjuntos, descobriu um pesquisador do Centro para o Estudo do Trabalho Acadêmico da Universidade Estadual do Colorado. As pessoas pensam que o custo do ensino superior está a aumentar “porque há cada vez mais recursos destinados ao ensino e à aprendizagem e é completamente o oposto”, pontua Weingarten. “Para onde vai o aumento das mensalidades? Para onde está indo o dinheiro?”
A vida como adjunto canadense não é perfeita, esclarece Jay Lister, que leciona educação na Universidade McGill, no Canadá. Mas “tenho emprego garantido”, afirma. “Mesmo nos dias em que estou normalmente estressado, me preocupo com meus alunos. Não consigo imaginar o que faria sem a segurança no emprego.”
*Esta reportagem foi produzida pelo The Hechinger Report, uma organização de notícias independente e sem fins lucrativos nos Estados Unidos focada na desigualdade e na inovação na educação.
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