NOTÍCIA

Conhecimento

Faculdade Sesi de Educação forma professores na prática em cursos presencias e gratuitos

A valorização do professor começa pela formação de qualidade. A Faculdade Sesi de Educação é pioneira em oferecer quatro licenciaturas por área de conhecimento e em desenvolver a residência educacional, alinhada às necessidades mais atuais da educação. As graduações são presenciais e totalmente gratuitas, desde […]

Publicado em 16/10/2023

por Sesi-SP

A valorização do professor começa pela formação de qualidade. A Faculdade Sesi de Educação é pioneira em oferecer quatro licenciaturas por área de conhecimento e em desenvolver a residência educacional, alinhada às necessidades mais atuais da educação. As graduações são presenciais e totalmente gratuitas, desde o vestibular. Os estudantes ainda podem contar com uma bolsa auxílio para se dedicar aos estudos.

São 160 vagas abertas para os cursos de ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática, que acontecem na Vila Leopoldina, em São Paulo.

Professor como mediador

O Vestibular 2024 da Faculdade Sesi de Educação – Aprenda a criar futuros: Seja Professor, tem como foco o papel do professor como mediador na construção de uma sociedade mais justa em oportunidades para crianças e jovens. 

“A formação do professor, que esteja direcionada aos desafios que já são realidade, é decisiva na educação em prol do desenvolvimento humano, social e econômico, defende Luís Paulo Martins, diretor da Faculdade Sesi de Educação. 

Segundo estudo do Instituto Semesp, o Brasil terá um déficit de 235 mil educadores em 2040, caso seja mantido o ritmo de formação de docentes. Neste aspecto, especialistas defendem um pacto pela educação desde as esferas municipais, estaduais e federal, além da inciativa privada. 

É com esse intuito que o Sesi-SP, por meio do subsídio da indústria, investe ao oferecer cursos sem cobrança de mensalidade, além da possibilidade da bolsa permanência.

Formação gratuita e com bolsa permanência

“Proporcionar uma bolsa permanência de um salário-mínimo para todos os estudantes em situação de baixa renda que queiram ser professores, durante todo o seu período de formação, é uma política de retenção eficiente e necessária para que possamos minimizar a falta de docentes no Brasil”, ressalta Luís Paulo Martins, diretor da Faculdade Sesi de Educação.

A bolsa permanência permite que o aluno possa se dedicar às atividades do seu curso de graduação, incluindo a Residência Educacional, que é uma atividade curricular da licenciatura na Faculdade Sesi de Educação. 

Desde o primeiro semestre, nas 10h semanais, os estudantes têm a experiência da sala de aula, participam de reuniões pedagógicas, desenvolvem projetos, elaboram planos de ensino e praticam a aula junto com nossos docentes. 

Essas atividades envolvem vivências em instituições educacionais escolares (rede Sesi-SP, escolas públicas e particulares) e não escolares (museus e outros espaços de educação não formal).

União da teoria com o chão da escola

“Quando atuamos com formação dos futuros docentes imersos na realidade das escolas desde o início de sua graduação, com acompanhamento e vínculo entre a instituição de ensino superior e as escolas de educação básica, nos deparamos com experiências potentes didático-pedagógicas, tanto para os estudantes das licenciaturas, quanto para os docentes e estudantes da educação básica, visto que muitos se arriscam mais em propor situações em que os estudantes da escola se sintam parte do processo”, conta Hugo Cesar Nunes, coordenador da Faculdade Sesi de Educação.

Com o compromisso de contribuir com a equidade na formação de docentes, em uma sociedade desigual em oportunidades, são reservadas vagas no vestibular para pessoas pretas, pardas e indígenas, pessoas com deficiência, além de ex-estudantes oriundos tanto da rede Sesi quanto do ensino público.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

05/10 a 5/11/2023: inscrições

16 ou 18/11/2023: prova presencial – O estudante escolhe a data e o polo para realização, conforme edital.

11 a 15/12/2023: entrevista presencial – Na Faculdade Sesi de Educação – Vila Leopoldina – SP

Informações vestibular 2024 – Faculdade Sesi de Educação:

Graduação gratuita, sem taxa de inscrição ou matrícula

Licenciaturas nas quatro áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. São 160 vagas, sendo 40 em cada uma das licenciaturas oferecidas.

Cursos presenciais

As aulas são presenciais de segunda a sexta-feira, no período noturno e com atividades diurnas referente à residência educacional.

Rua Carlos Weber, 835 – Vila Leopoldina, São Paulo (SP).

Mais informações: contato@faculdadesesi.edu.br

Faculdade Sesi de Educação

Sobre a Faculdade Sesi de Educação

Pioneira em oferecer quatro cursos de graduação por área do conhecimento e a residência educacional, a missão da faculdade é formar professores para a educação básica que contribuam para o desenvolvimento educacional e cultural, em benefício da sociedade, gerando conhecimento, socializando e contribuindo no desenvolvimento social e, consequentemente, na promoção da melhoria da qualidade da educação no país. 

A atuação da Faculdade Sesi-SP de Educação abrange:

• ensino e oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação;

• pesquisa e desenvolvimento de investigação educacional em programas próprios e em parceria com outras instituições públicas e privadas;

• extensão e promoção de cursos e programas abertos à comunidade, visando a difusão do conhecimento e de práticas educativas.

Leia também:

Formação do educador — crônica de Rubem Alves

“Não há transformação da educação sem ser com e pelos professores”

Autor

Sesi-SP


Leia Conhecimento

Samsung Innovation Campus

Samsung Innovation Campus prepara estudantes para o mercado de trabalho

+ Mais Informações
Rio Grande do Sul como doar

SOS Rio Grande do Sul: como doar para instituições educacionais

+ Mais Informações
memória coletiva

A importância da memória coletiva

+ Mais Informações
Prêmio Escolas Sustentáveis

Inscrições para Prêmio Escolas Sustentáveis são prorrogadas

+ Mais Informações

Mapa do Site