COLUNISTAS

Colunista

Ricardo Tavares

Ricardo Tavares é diretor-geral da FTD Educação

Publicado em 06/10/2023

Professor, muito além da licenciatura e do ambiente escolar

Valorização, respeito e empenho de toda sociedade são essenciais para atrair os jovens para a carreira educacional e evitar um apagão de profissionais nos próximos anos

professor_shutterstock Imagem: shutterstock

O professor exerce papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. Independentemente da profissão que escolhemos, todos tivemos educadores que nos inspiraram e ajudaram, transmitindo conhecimento, desenvolvendo valores e habilidades que nos tornaram a pessoa e o profissional que somos hoje.

No meu caso, essa relação é bastante intrínseca, pois iniciei minha trajetória profissional justamente como professor de matemática, há mais de 25 anos. E é deste lugar que compartilho minha profunda preocupação com o desinteresse dos jovens nesta profissão, em função dos desafios e das dificuldades apontadas pelos docentes. 


Leia também

Apagão docente: jovens se afastam da profissão

Professores indígenas: entre preconceito e descaso, a vontade de aprender


Outro lado desta mesma moeda está na não valorização correta e até de desrespeito que esses profissionais por vezes recebem, inversamente proporcional à importância que têm no ecossistema educacional e na formação da sociedade. 

Apagão docente

Nos últimos anos, tem sido amplamente discutido o esvaziamento dos cursos de licenciaturas no Brasil e o iminente ‘apagão de professores’. Dados divulgados na imprensa pelo Instituto Semesp são alarmantes e apontam que, em menos de duas décadas, o país enfrentará uma escassez de professores se nada for feito.

A expectativa é que, em 2040, haverá um déficit de cerca de 235 mil docentes nas escolas de educação básica. Essa previsão é respaldada por diversos fatores, incluindo o envelhecimento da força de trabalho docente, altas taxas de afastamento devido a questões de saúde, condições de trabalho e tensões emocionais agravadas pela pandemia, entre outros.

No entanto, é essencial reconhecer que a falta de novos profissionais dispostos a ingressar na carreira docente também é influenciada por questões estruturais, como a remuneração não adequada, o não reconhecimento social da importância da profissão e as perspectivas limitadas de crescimento profissional.

Professor, me vejo em você

Diante deste cenário, devemos aproveitar o mês de outubro, quando celebramos o Dia do Professor, como um momento de reflexão sobre a importância desse profissional e a função nuclear desse ofício para o desenvolvimento de qualquer nação. 

A carreira exige um comprometimento inegociável com o aprendizado contínuo, a pesquisa constante e o desejo de sempre buscar mais conhecimento para o aprimoramento e a atualização tão necessários em um cenário de evolução e transformação causadas pelas mudanças tecnológicas. A formação acadêmica aliada à experiência docente cria um profissional qualificado e experiente, capaz de impactar positivamente não apenas os estudantes, mas também a sociedade como um todo.

Ser professor vai muito além de fazer licenciatura e do ambiente escolar. Os professores são fontes de inspiração e referências. E este reconhecimento deve ser propagado em tempo integral por gestores, famílias, governos, empresas do setor da educação e por toda sociedade.

Até no cinema

Na FTD Educação, por exemplo, convidamos ex-alunos a escreverem cartas para os professores mais queridos da infância e adolescência, que foram fonte de inspiração para que eles seguissem na mesma profissão. O projeto intitulado Professor, eu me vejo em você virou minidocumentário para homenagear os professores e ser exibido nos cinemas de São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Salvador (BA), além de redes sociais. 

Reunimos histórias de pessoas que escolheram a profissão de educador porque, em algum momento, foram inspiradas por um professor. O que o professor faz cria laços verdadeiros e ecoa na vida do aluno para sempre e é um legado que precisa ser valorizado por toda sociedade.

Como professor, desejo a você um Feliz Dia dos Professores!

Escute nosso episódio de podcast:


Leia mais

Sustentabilidade

Mais que aprender, vivenciar

+ Mais Informações
rotina escolar

Rotina escolar não pode ser espetáculo farsesco e perigoso

+ Mais Informações
humanidade

Continuará a saga humana no embate entre humanidade e crueldade?

+ Mais Informações
Educação inclusiva

Educação inclusiva: estratégias pedagógicas para promover a equidade

+ Mais Informações

Mapa do Site