COLUNISTAS:

Colunista

Ricardo Tavares

Ricardo Tavares é diretor-geral da FTD Educação

Publicado em 09/08/2023

Esporte e educação: uma dobradinha campeã

Além do bem-estar físico e mental, a prática esportiva tem papel fundamental no desenvolvimento educacional de crianças e jovens

O esporte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento físico, mental e social das crianças e jovens — isso, todos já sabem. Mas além dos benefícios óbvios para a saúde do corpo e da mente, a prática esportiva tem uma relevância significativa no processo educacional. 


Leia também

Socioemocional: espaço social de convivência, a escola deve desenvolver a habilidade de estarmos juntos

Hip hop na escola: resgate cultural e identitário 


O esporte pode ser uma ferramenta poderosa para aprimorar a educação de forma abrangente e para desenvolver competências socioemocionais, tema tão relevante e urgente nas discussões atuais de todos os agentes do ecossistema educacional. 

Mais potenciais 

Diversas pesquisas em todo o mundo demonstram que os benefícios do esporte vão muito além do bem-estar físico e do desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, fortalecimento dos ossos e muscular e prevenção ao sedentarismo. 

A atividade esportiva é uma excelente maneira de aliviar o estresse, reduzir a ansiedade e combater a depressão. Além disso, ao enfrentarem desafios esportivos, as crianças e jovens aprendem a lidar com a pressão, desenvolvem resiliência e descobrem maneiras saudáveis de entender a derrota.

Mas é na educação que os benefícios se apresentam ainda mais relevantes. Pesquisadores brasileiros têm demonstrado que a prática regular de esportes pode melhorar o desempenho cognitivo dos jovens e, consequentemente, influenciar positivamente o aprendizado em sala de aula. A estimulação física e mental proporcionada pelo esporte favorece a neuroplasticidade e o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes.

Retorno no estímulo a aprender

Estudos do Instituto Esporte & Educação, fundado pela ex-atleta olímpica e atual ministra dos esportes Ana Moser, destacam que crianças e jovens que praticam esportes tendem a apresentar melhores índices de frequência escolar e menor taxa de evasão, demonstrando uma relação positiva entre o esporte e o comprometimento com a educação formal.

Já levantamentos feitos em todo Brasil em comunidades carentes mostram que o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para promover o engajamento escolar e reduzir a vulnerabilidade social, pois a participação em atividades esportivas proporciona sensação de pertencimento a um grupo, melhora a autoestima dos jovens e aumenta a motivação para buscar um futuro mais promissor por meio da educação.

Parceria que prepara o futuro

Um exemplo é o de Hanah Rebecca Pó, de 13 anos, de Vinhedo, SP. A jovem começou a praticar karatê aos cinco anos para vencer a timidez e sentir-se mais segura. Estudante de uma escola pública municipal, a lutadora seguiu treinando, conquistando troféus e medalhas e descobriu no esporte um propósito e uma missão. Vice-campeã sul-americana em 2023, conquistou o patrocínio da FTD Educação e uma vaga para representar o Brasil nos jogos Pan-americanos, no Chile, pela seleção brasileira de base, no final de agosto. 

esporte e educação

Hanah Rebecca Pó (Foto: Reprodução/ Instagram @hanah_karate)

Assim como Hanah, milhares de outros atletas jovens precisam de apoio para seguir em busca de seus sonhos e para continuar trilhando um caminho que une esporte e educação, lado a lado, e que se reflete em toda a sociedade.

 É responsabilidade de pais, educadores, empresas, governos e da sociedade em geral incentivar e apoiar a prática esportiva, garantindo que todas as crianças e jovens tenham a oportunidade de experimentar seus inúmeros benefícios e que possam se desenvolver como cidadãos, melhores e mais bem preparados para o futuro.

Escute nosso episódio de podcast:


Leia mais

juventude

Brasil enaltece juventude, mas a abandona à própria sorte

+ Mais Informações
etnomatemática

Como vivenciar a matemática

+ Mais Informações
BNCC da computação

BNCC da Computação: estratégias e diretrizes para adaptar suas aulas

+ Mais Informações
propósito

Propósito e missão para uma educação sustentável

+ Mais Informações

Mapa do Site