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Globo investe para ressignificar o imaginário dos brasileiros sobre a educação

Movimento LED se consolida como uma das respostas da empresa sobre o quão a sério tem levado a iniciativa de responsabilidade social

Publicado em 28/04/2023

por Laura Rachid

Desde o ano passado, a Globo tem aprofundado a sua atuação no segmento da educação, inclusive a inserindo como seu compromisso 6 de responsabilidade social corporativa, o qual dialoga com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Lançado em 2022, o Movimento LED – Luz na Educação tem concentrado as recentes iniciativas da empresa resumidas em três partes: Comunidade LED, Prêmio LED e Festival LED. Com tais posicionamentos, a empresa busca usar seu poder de influência para engajar a população brasileira a abraçar a educação.


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A Comunidade LED é uma plataforma online gratuita para educadores, alunos e interessados em educação. Por lá é possível participar de chats com temas específicos que falam de habilidades socioemocionais e até de leituras, e ler conteúdos sobre educação digital para escolas seguras e violência nas escolas, por exemplo. Um dos destaques da plataforma é a seção Projetos, cujas metodologias dos projetos de educação selecionadas pelo Prêmio LED estão detalhadas para servirem de inspiração e, assim, serem replicadas pelo Brasil.

Para exemplificar, o Programa Jovem Aprendiz Indígena em Contexto Urbano faz parte desse mapeamento da Globo de iniciativas que devem ser valorizadas e replicadas. Para isso, há um resumo sobre o que é esse projeto; se a sua replicabilidade se encaixa no nível baixo, intermediário ou difícil; objetivo; descrição das atividades; desafios; materiais utilizados; monitoramento e avaliação; entre outros pontos. “Precisando de uma ideia para inovar? Um exemplo de atividade, uma proposta ligada aos ODS, uma iniciativa inovadora que tenha dado certo para inspirar? Visite a seção Projetos”, indica um trecho do texto de apresentação da plataforma.

Desde o ano passado, por meio do Movimento LED, a Globo já mapeou pelo menos 5 mil iniciativas inspiradoras que têm transformado a educação, conta Cristovam Ferrara, head de responsabilidade social na Globo e líder do grupo de trabalho do compromisso 6 da empresa.

“A Globo não tem a pretensão de ser a tábua de salvação, mas tem a pretensão de colocar um tijolinho e contribuir. Estou completando 15 anos de atuação profissional com educação e não conheço um outro projeto no Brasil que tenha uma visão tão 360 quanto o LED tem”, assegura Cristovam Ferrara.


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Jornada ESG

O relatório de sustentabilidade da Globo está ligado a um compromisso da empresa com a implantação de práticas ESG (Environmental, Social and Governance, em tradução, Ambiental, Social e Governança). Confira o que a empresa destaca no seu compromisso voltado à educação:

#6 Educação como vetor de transformação do país

  • R$ 214 milhões em mídia para organizações que atuam com a educação;
  • R$ 15,7 milhões arrecadados no Criança Esperança [voltado à atuação na educação] para 71 projetos nas cinco regiões do Brasil que somam um impacto a mais de 74 mil pessoas (diretas e indiretas);
  • Lançamento do Movimento LED – Luz na Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Distribuição de R$ 1,5 milhão entre as iniciativas inovadoras selecionadas. Foram mais de 3.400 projetos inscritos e seis selecionados na primeira edição;
  • Mais de 30 milhões de pessoas impactadas pelo ‘Especial LED’, programa exibido no horário nobre da TV Globo. O Festival LED levou ano passado mais de 4 mil pessoas ao Museu do Amanhã e gerou cerca de 130 mil visualizações ao vivo pelo Globoplay e no G1;
  • Até 2030 – Produzir, como prioridade estratégica, conteúdos únicos sobre educação para diferentes públicos, por meio de nossas diversas plataformas, também envolvendo parceiros do mercado publicitário.

Cristovam Ferrara ressalta que um dos objetivos do Movimento LED é ressignificar o imaginário da população brasileira sobre a educação. “Quando a gente pensa: ‘poxa, no Brasil a educação não tem futuro’. ‘Se depender da escola pública não tem jeito;’ Sabemos que 86% da população depende da escola pública. Então quando essa visão fica negativa e tão pra baixo isso contamina. Mas quando começamos a levar para o horário nobre da TV iniciativas que estão transformando, como uma de educação antirracista [projeto do Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari, BA] isso pode despertar no pai a vontade de pedir para a escola do filho também ter uma ação assim”.

O head de responsabilidade social na Globo conta empolgado que quarta-feira, 26, após a novela das 21h, o canal apresentou os projetos finalistas deste ano no Prêmio LED, entre eles o de educação antirracista mencionado. “A Lei 10.639 [que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica] completou 20 anos e foi mencionada no programa. Esse pai pode chegar lá na escola, para a direção e falar: ‘eu vi na TV que tem uma lei, só que o conteúdo da história da África não está sendo implantado na escola do meu filho’. Com isso ressignificamos o que é educação de qualidade e mostramos que há muitas pessoas que levam a sério e fazem educação com muita qualidade.”

Resumo

O Movimento LED possui um conselho consultivo formado por nomes como Unicef, Atlas pela Juventude, Cieb (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), Vale do Dendê e Porto Digital.

Saiba mais sobre o Movimento LED no site oficial: https://somos.globo.com/movimento-led-luz-na-educacao/.

A segunda edição do festival acontece em 16 e 17 de junho, no Museu do Amanhã e no MAR, RJ. Com uma programação que inclui a participação de especialistas na área educacional e de globais, o evento é totalmente gratuito.

Escute nosso podcast

https://open.spotify.com/episode/0RMMj0KLMZqBtdY2kCiimP

Autor

Laura Rachid


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