NOTÍCIA
Em parceria com a Universidade Diego Portales, do Chile – país referência na América Latina em sistema educacional -, curso brasileiro visa promover a formação de gestores escolares por meio de um programa de formação que compreende oficinas preparatórias, mentoria pedagógica e imersão educacional com […]
Em parceria com a Universidade Diego Portales, do Chile – país referência na América Latina em sistema educacional -, curso brasileiro visa promover a formação de gestores escolares por meio de um programa de formação que compreende oficinas preparatórias, mentoria pedagógica e imersão educacional com ciclo de formação e visita presencial às escolas chilenas.
Entre as propostas está a de desenvolver habilidades para conduzir processos de mudança e melhoria educativa. A iniciativa é do Centro de Formação da Vila, da Bahema Educação. Todo o programa e as informações sobre como se inscrever podem ser obtidas no: https://cfvila.com.br/viagens/23VIAPESP.
Leia: Formação continuada de professores assume contornos de um desafio global
Outra iniciativa do Centro de Formação da Vila diz respeito à tradicional Programação de Verão. Após mais de dois anos realizando as atividades apenas de forma online, em 2023, a instituição retomará também as atividades presenciais.
As atividades presenciais e online serão realizadas entre os dias 23 de janeiro e 2 de fevereiro. Com duração de até 12 horas, os cursos vão versar sobre temas como “Trilhando caminhos na leitura de livros ilustrados – da estética literária à perspectiva antirracista”, “O papel das rodas de discussão no trabalho com a matemática da educação infantil”, “Projeto de vida na perspectiva da Constituição do Sujeito”, “O desafio do acolhimento e adaptação dos bebês e das crianças na escola”, entre outros.
As informações completas sobre as inscrições e cursos podem ser obtidas em: https://cfvila.com.br/programacao-verao/programacao-verao-cursos
Vale lembrar que os cursos contam, ainda, com um programa de bolsas para educadores ativos de redes públicas de ensino municipal, estadual ou federal. Os interessados devem acessar o edital para obter informações detalhadas sobre os requisitos e condições para participar. Em seguida, precisam preencher este formulário, no qual, além de fornecer os dados solicitados, deverão responder a duas perguntas. A primeira, sobre os motivos que os levaram a escolher o Centro de Formação da Vila e, a segunda, sobre as razões para escolher aquele curso em particular. Os educadores contemplados com uma bolsa nos cursos presenciais, devem arcar com os custos relativos à diárias, hospedagem (no caso de pessoas de fora de São Paulo) e alimentação (exceto café da manhã dos dois dias de curso).
Leia: Storytelling, o poder da narrativa como ferramenta de ensino
Entre os dias 23 e 24 de janeiro, serão oferecidos os seguintes cursos presenciais:
Já, entre os dias 25 e 26 de janeiro serão oferecidos os cursos:
Todos os cursos presenciais serão realizados na Escola da Vila – Vila das Juventudes, localizada na Rua Raul Saddi, 15, Butantã, São Paulo.
Entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, serão ofertados cursos online. São eles:
Para mais informações sobre as inscrições, basta acessar: https://cfvila.com.br/programacao-verao/programacao-verao-cursos
Escute nosso episódio de podcast: