NOTÍCIA

Conhecimento

Sebrae e Bett lançam o Prêmio Educador Transformador

O lançamento oficial da primeira edição do Prêmio Educador Transformador, que nasce a partir da união de duas premiações – Professor Transformador, organizado pelo Instituto Significare e Bett Brasil, e Educação Empreendedora, do Sebrae -, aconteceu em 1o de dezembro, na FATEC Sebrae, em São Paulo. […]

Publicado em 07/12/2022

por Redação revista Educação

O lançamento oficial da primeira edição do Prêmio Educador Transformador, que nasce a partir da união de duas premiações – Professor Transformador, organizado pelo Instituto Significare e Bett Brasil, e Educação Empreendedora, do Sebrae -, aconteceu em 1o de dezembro, na FATEC Sebrae, em São Paulo.

As inscrições para o Prêmio Educador Transformador já estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente até 28 de fevereiro de 2023, clique em: site oficial.  A saber, a revista Educação é parceira oficial de divulgação da premiação.


Leia: Formação continuada de professores assume contornos de um desafio global


Detalhes da premiação

Os professores podem inscrever projetos que foram ou estão sendo implementados em escolas públicas ou privadas reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação), em todo o país no período entre 2021 e 2023. Ao todo, são sete categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental — Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio Regular; Educação Profissional; Educação Superior e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os projetos pré-selecionados para a final do Prêmio devem ser divulgados em abril de 2023 e serão reconhecidos com selo e certificado, que podem ser adicionados ao currículo lattes do educador como prêmio e títulos e em caráter curricular. Ao todo, serão selecionados 70 educadores(as) entre os finalistas, que terão direito a um pacote completo de participação no evento Bett Brasil 2023, incluindo: ingresso, passagem aérea, hospedagem, voucher alimentação e translado. Os finalistas também recebem certificados. 

Os sete grandes vencedores, um de cada categoria, receberão um troféu, certificado, Missão Técnica Nacional e uma bolsa integral no curso MBA em Educação Empreendedora (360 horas). Além disso, serão disponibilizadas cinco bolsas integrais para as instituições de cada um dos vencedores, que serão conhecidos durante a Bett Brasil 2023, que será realizada entre 9 e 12 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).


Leia: Para avançarmos, as crianças devem aprender a verdade sobre o racismo


As três instituições no Prêmio Educador Transformador

Bett Brasil, Instituto Significare e Sebrae somam forças para promover uma premiação mais ampla, que valoriza projetos desenvolvidos por professores de todos os níveis de ensino, com destaque para a transformação de realidades e a educação empreendedora. O lançamento do Prêmio Educador Transformador ocorreu durante a apresentação da Agenda Bett Brasil 2023, conjunto de encontros e atividades que serão promovidas pela organizadora de um dos principais eventos de educação, inovação e tecnologia da América Latina (a Bett Brasil) ao longo do próximo ano. 

Da esq. para a dir.: Adriana Martinelli, da Bett, Bruno Quick, do Sebrae Nacional; e Wellington Cruz, do Instituto Significare, durante a apresentação do Prêmio Educador Transformador
Foto: divulgação Instituto Significare

De acordo com Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, a proposta de unir as premiações começou a ser amadurecida durante a Bett Brasil deste ano, realizada no último mês de maio, em São Paulo. “Vimos que havia muitas sinergias entre os prêmios, sobretudo quando observamos que os objetivos de ambas eram de promover práticas educacionais que criam valor para o indivíduo e para a coletividade”, explica. “Esperamos que essa conexão seja muito próspera e ajude a promover a transformação da educação no país”, completa. 

Para reconhecer os educadores(as)

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, acrescenta que o novo Prêmio deve contribuir para levar a educação empreendedora a ampliar a compreensão sobre o seu papel na sociedade. 

“No universo das empresas, falamos em ‘contrato social’, que deve ser mais do que um conjunto de normas. Queremos levar o fomento ao empreendedorismo a um novo patamar, entendendo-o também como ferramenta de transformação da sociedade. E a melhor forma de mudar essa cultura é pela educação, que é o instrumento mais poderoso de construção de um país. Por isso, é muito importante estarmos integrados nesse processo”, destacou Bruno Quick. 
 

A diretora de conteúdo da Bett Brasil, Adriana Martinelli, ressalta que a ampliação da parceria para a organização do novo Prêmio Educador Transformador será importante para que a iniciativa alcance mais regiões do país e também para ‘provocar’ o educador. “O Prêmio, no formato em que está agora, trazendo o Sebrae também como parceiro, amplia o nosso alcance e abre oportunidade para realmente começarmos a trabalhar a nível de Brasil, visto que o Sebrae está presente em todos os estados”, comenta. 

“Para a Bett Brasil, que agora entendemos como sendo mais do que um evento, um ecossistema educacional com diversas atividades, é muito importante termos o Prêmio enquanto instrumento para irradiar temas fundamentais na atualidade, como a inovação, bem como para levar o professor a se questionar sobre até que ponto está sendo, de fato, transformador”, completa. 

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

aprendizado

Proporcionar estratégias variadas favorece o aprendizado

+ Mais Informações
Samsung Innovation Campus

Samsung Innovation Campus prepara estudantes para o mercado de trabalho

+ Mais Informações
Rio Grande do Sul como doar

SOS Rio Grande do Sul: como doar para instituições educacionais

+ Mais Informações
memória coletiva

A importância da memória coletiva

+ Mais Informações

Mapa do Site