NOTÍCIA

Gestão

Capacitar professor na abordagem STEM incentiva a criatividade

Projeto da ONG Educando oferece formação docente voltada a atividades em sala de aula por meio de projetos. Iniciativa já impactou quase 1 milhão de estudantes

foto 2 Captura de Tela 2022-10-11 às 15.52.52 A formação é voltada a educadores de matemática e ciências naturais

Na atividade do dia, o docente propõe o seguinte desafio: como levar água saneada para a sua comunidade? A resolução dessa proposta em sala de aula é, obrigatoriamente, multidisciplinar: envolve estudo de relevo, biologia, matemática, entre outras.

A descrição acima é uma das inúmeras possibilidades da abordagem STEM, modelo de ensino cuja sigla em inglês se utiliza dos termos Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Ou seja, a proposta é unir essas quatro áreas na aprendizagem dos alunos.

Com foco na transformação e autonomia do jovem, além do preparo para o mercado de trabalho, a abordagem é um dos pilares da organização não governamental internacional Educando.

 

“Atuamos com a capacitação de professores para desenvolver habilidades do estudante na elaboração de projetos de forma colaborativa, resolvendo problemas a partir dos conteúdos estudados na aula e fora dela, tendo o educador como ‘ponte’”, explica a Diretora Brasil da Educando, Marisa Cesar. 
No STEM, o educador é a ponte, enxerga Marisa Cesar, da Educando
Foto: divulgação

Presente em sete estados brasileiros, o trabalho da Educando já impactou, ao todo, 23 unidades da federação, atingindo 1.676 escolas, 13,5 mil professores e quase 1 milhão de estudantes, desde 2002. 

Parcerias e direcionamento

De acordo com Marisa Cesar, essa formação é alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e envolve etapas presenciais e remotas para classes do ensino fundamental 1 e 2 e ensino médio das redes públicas estadual e municipal. “Levamos todo esse percurso para cada escola, dando continuidade no processo com workshops, aulas em vídeo e atendimento virtual para tirar dúvidas”, complementa. 

Para colocar propostas co­mo a plataforma STEM Brasil em prática, a Educando conta com recursos de parceiros apoiadores e de fomentos das respectivas secretarias educacionais. Os colégios participantes recebem caixas (os chamados kits) com materiais necessários para a prática transmitida, que incluem desde itens específicos como vidrarias e reagentes químicos para a experiência, até componentes como sal, açúcar, bicarbonato de sódio etc.

A formação é voltada a educadores de matemática e ciências naturais
Foto: divulgação

A Lenovo é uma das colaboradoras da iniciativa, com atuação em momentos estratégicos, como nas necessárias adaptações durante a pandemia do coronavírus. 

Inclusive, em 2022, a marca de notebook da Lenovo ThinkPad completou 30 anos de seu lançamento, com uma trajetória marcada pela inserção de novas funcionalidades ao dispositivo, como o primeiro leitor de DVD-ROM, a abordagem do conceito de ultrabook, tela dobrável, o uso de titânio, entre outras características atreladas à leveza e resistência. 

O engenheiro de soluções para educação da Lenovo, Carlos Almeida, compara a tecnologia com a abordagem STEM, ressaltando a capacidade de oferecer ferramentas que, de fato, funcionam.

 

“Na prática, o ThinkPad, assim como o STEM, carrega essa premissa de fomentar a curiosidade para mostrar o quão importante é a inovação nessa jornada de aprendizagem e performance”, acredita Carlos. 
STEM
Para Carlos Almeida, da Lenovo, estimular a inovação é fundamental no processo escolar
Foto: divulgação

Clique aqui e acesse o e-book gratuito elaborado pela Lenovo Como a tecnologia pode impulsionar a educação STEM para que os estudantes tenham melhores resultados.

Fique por dentro: em 2020, a Lenovo foi a primeira fabricante de computador do mundo a lançar um computador dobrável. Já em 2022, é a primeira a lançar um computador com 5G no Brasil e também um protótipo conceito de computador e celular enroláveis . Para a educação, há um computador 2 em 1 que vira tablet, possibilitando escrever direto na tela por meio de um lápis.

Leia também:

Formação docente faz a diferença

Inovação em processo harmônico com educadores

Autor

Apresentado por Lenovo - Studio Educação


Leia Gestão

Mozart Ramos

Direção escolar que atua como líder aumenta pontos no Saeb, diz Mozart...

+ Mais Informações
Gestora escolar

Para ser admirada, gestão escolar precisa ter visão sistêmica

+ Mais Informações
PNE_destaque

PNE 2014-2024: não sendo plano de Estado, fracasso era esperado

+ Mais Informações
exaustão_mente e cérebro

A epidemia da exaustão

+ Mais Informações

Mapa do Site