NOTÍCIA
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou ontem, 26, os finalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti 2022. A 64ª edição do prêmio teve recorde de inscrições, com 4.290 livros inscritos, superando em 25% o volume registrado na 63ª edição, em 2021, com 3.422 obras inscritas. Duas obras lançadas pela Editora do […]
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou ontem, 26, os finalistas de cada categoria do Prêmio Jabuti 2022. A 64ª edição do prêmio teve recorde de inscrições, com 4.290 livros inscritos, superando em 25% o volume registrado na 63ª edição, em 2021, com 3.422 obras inscritas.
Duas obras lançadas pela Editora do Brasil estão entre as finalistas. A segunda lista de finalistas, com cinco indicados em cada categoria, será divulgada em data a ser anunciada no site do prêmio e os vencedores de cada uma das categorias e o ganhador do Livro do Ano serão anunciados posteriormente.
Leia: Na rede pública, bibliotecas escolares não funcionam corretamente
Categoria: Juvenil
Título: Sala 1208
Autor: Caio Tozzi
Ilustrações: Visca
Os estudantes do Colégio Vivência estão trilhando seus caminhos, lidando com seus próprios dilemas e preocupações, quando uma notícia vem para chocar a todos: a escola irá encerrar suas atividades. Esse é o fio condutor que conecta as oito partes deste livro, cada uma contada sob a ótica de um jovem da Sala 1208. Seus pontos de vista são diferentes, assim como suas inquietações e narrativas. A força dessas histórias está justamente nessa descoberta, tão comum na adolescência, de que a vida é intensa, misteriosa, bonita, feia, alegre, triste… Tudo ao mesmo tempo. Um verdadeiro quebra-cabeça literário com muitas doses de emoção e reflexão para encantar jovens e adultos.
———————————————————————–
Categoria: Livro Brasileiro Publicado no Exterior
Título: Danite e o leão: um conto das montanhas da Etiópia
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Ilustradora: Ciça Fittipaldi
Editoras: Editora do Brasil e Editora Panamericana
Danite estava muito feliz com seu recente casamento, mas não imaginava a dificuldade que teria para lidar com a resistência de seu enteado, Beshir. Buscando conselhos, ela recorre a um monge que lhe propõe uma tarefa em troca da ajuda: trazer-lhe três fios de bigode de um leão. Danite precisaria de muita paciência e sagacidade para realizar tal feito. E qual seria o conselho do monge para melhorar a relação entre ela e seu enteado? Valeria a pena arriscar? Recriado pelas mãos premiadas de Rogério Andrade Barbosa e Ciça Fittipaldi, o conto africano deste livro revela uma cultura diferente aos leitores brasileiros e traz um ensinamento universal muito valioso sobre persistência e superação.