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Edição 287

Recuperação da aprendizagem é prioridade e desafio

Pesquisa ouviu 3.245 municípios brasileiros que apresentam suas estratégias para recuperação da aprendizagem

Publicado em 12/09/2022

por Redação revista Educação

Por conta da pandemia, a recomposição/recuperação da aprendizagem é o desafio mais urgente das redes municipais de ensino, revela a oitava onda da pesquisa realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com apoio do Unicef e Itaú Social

Ouvindo 3.245 secretarias municipais de educação, a pesquisa apresenta as principais estratégias que têm sido utilizadas para recompor aprendizagens. Reuniões com coordenadores e diretores fazem parte da rotina mensal ou bimestral de 91% das redes; seguidas de visitas às escolas (90%), reuniões com professores (72%) e monitoramento dos resultados de avaliações internas (71%).


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Entre os desafios apontados pelas redes para o planejamento e a implementação de estratégias de recomposição/recuperação da aprendizagem está, principalmente, a falta de condições logísticas e de infraestrutura. Isso inclui dificuldades de transporte escolar dos estudantes e alimentação para a realização de atividades presenciais no contraturno, e falta de conectividade para realizar essas atividades remotas. Outros desafios incluem a participação das famílias e a motivação de estudantes e professores.

“Nas duas últimas edições da pesquisa, os municípios apontaram a questão da conectividade como um dos grandes desafios para gerar acesso dos estudantes às possibilidades de recomposição/recuperação, de potencialização das ações pedagógicas e, sobretudo, de equidade. Isso reforça a necessidade de garantirmos a implementação da Lei nº 14.172/21, a chamada Lei da Conectividade, com a distribuição dos recursos para redes municipais, além de para as estaduais”, ressalta o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, que é dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci, SP.

Reabertura das escolas e busca ativa escolar

A maioria das redes está ofertando educação totalmente presencial nas diferentes etapas de ensino, com adesão total ou quase total dos estudantes. Uma exceção é a educação de jovens e adultos, em que quase 15% das redes afirmam ter apenas metade, ou menos da metade dos alunos frequentando as aulas presenciais.

Para apoiar as escolas na oferta de ensino, as redes têm utilizado diferentes estratégias, mensal ou bimestralmente. Entre elas, destaca-se a busca ativa para enfrentar a evasão escolar, realizada por 87% das redes respondentes. Para realizar essa busca, mais de 70% das redes afirmam já utilizar a estratégia da Busca Ativa Escolar proposta pelo Unicef e a Undime, e outras 15% estão em processo de adesão à estratégia.

Além disso, 79% das redes dizem estar implementando atividades para estudantes que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem; e 76% afirmam fazer acompanhamento individual de professores.

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Redação revista Educação


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