NOTÍCIA

Formação

Diploma EAD mantém avanço entre professores

O número de alunos que concluíram os cursos de pedagogia e licenciatura aumentou drasticamente na modalidade a distância comparado às faculdades presenciais, chegando a computar crescimento de 109% entre 2010 e 2020. O alerta está no estudo recém-divulgado pelo Todos pela Educação com base no […]

Publicado em 26/08/2022

por Redação revista Educação

young-woman-sitting-at-table-using-laptop-2022-03-08-01-27-41-utc Foto: envato Elements

O número de alunos que concluíram os cursos de pedagogia e licenciatura aumentou drasticamente na modalidade a distância comparado às faculdades presenciais, chegando a computar crescimento de 109% entre 2010 e 2020. O alerta está no estudo recém-divulgado pelo Todos pela Educação com base no Censo da Educação Superior. 

Vale lembrar que o ensino remoto já estava ganhando espaço mesmo antes da pandemia: entre 2019 e 2020 a tendência foi intensificada, sendo que de cada 10 estudantes formados na carreira de professor, seis foram pela modalidade EAD (61,1%). 

EAD
Foto: envato Elements

Para Gabriel Corrêa, líder de políticas educacionais do Todos pela Educação, “a formação inicial de professores na modalidade EAD, que deveria ser uma exceção, se tornou a principal estratégia de formação docente no país, o que é extremamente grave. O Ministério da Educação precisa melhorar os processos regulatórios e a avaliação que faz dos cursos. Não podemos ter essa proliferação de cursos, sem clareza sobre a qualidade da formação inicial que vem sendo ofertada para os nossos futuros professores”.

Leia também:

Formação de professores é assunto sério antes, durante e pós-pandemia

Autor

Redação revista Educação


Leia Formação

letramento de futuros_2

Letramento de futuros pode ajudar a compreender as constantes...

+ Mais Informações
young-woman-sitting-at-table-using-laptop-2022-03-08-01-27-41-utc

Diploma EAD mantém avanço entre professores

+ Mais Informações
curriculo-professor

Dicas para criar um currículo docente de qualidade

+ Mais Informações
pos-graduacao

Matrículas em pós-graduação crescem 4,8% na pandemia

+ Mais Informações

Mapa do Site