NOTÍCIA

Gestão

Livro propõe técnicas de marketing educacional para o dia a dia das escolas

Escola tem cliente? Como seu maior cliente vê a escola que frequenta? Como os alunos estão enxergando a escola? É o que pretende responder o livro MKT para Escolas (ed. Genérico), lançado pelo consultor especialista em marketing educacional Leonardo Mendonça. Voltado a todos os profissionais […]

Publicado em 11/11/2021

por Redação revista Educação

IMG_8500 3 Leonardo Mendonça - consultor e especialista em MKT educacional

Escola tem cliente? Como seu maior cliente vê a escola que frequenta? Como os alunos estão enxergando a escola? É o que pretende responder o livro MKT para Escolas (ed. Genérico), lançado pelo consultor especialista em marketing educacional Leonardo Mendonça. Voltado a todos os profissionais que atuam com gestão de escolar, o livro então, se debruça na construção de estratégias de marketing para o dia a dia de uma instituição de ensino privada, ajudando-a a ser um negócio rentável por meio de metodologias como customer success e user experience (UX), moldadas sob medida para as escolas e suas particularidades.

Contudo, a linguagem simples e objetiva da obra desmistifica a equivocada premissa de que fazer marketing educacional custa muito caro. Ao contrário, o autor explica como, quando e o motivo de utilizar cada ferramenta de marketing, sempre com o propósito adequado para que a escola seja saudável financeiramente, atraente para os colaboradores e alunos e com consolidada imagem projetada externamente. Assim como na relação mercadológica entre empresas e clientes, em que manter um cliente custa cinco vezes menos do que conquistar um novo, o mesmo acontece com as instituições de ensino privadas e os alunos. 

Leia: Gestor: 6 passos para melhorar o engajamento nas aulas da sua escola

Com profissionalismo 

“Enquanto as empresas se escolarizaram, no sentido de buscarem cada vez mais expertise para oferecerem produtos e serviços melhores aos seus consumidores, muitas escolas privadas ainda não profissionalizaram suas iniciativas de marketing”, afirma Leonardo.

Marketing educacional
Leonardo Mendonça – livro: MKT para Escolas

Além disso, MKT para Escolas não deixa o leitor se esquecer da importância do banco de dados atualizado e organizado, fundamental para as campanhas de marketing, além da adoção de métricas e metodologias como ROI, NPS, CRM e marketing direto. Sobretudo, mapear e analisar dados, usando-os ao favor das escolas, acompanhar o que o aluno pensa sobre a escola em todos os passos de sua jornada, antes, durante e depois de conquistá-lo, e continuar impactando-o positivamente por meio de estímulos e experiências agradáveis compõem o mergulho do autor no processo de profissionalização da gestão educacional.

“Teste Gestômetro”

Com conhecimento teórico e vivência dentro das instituições de ensino, ou “quilometragem de pátio”, como descreve o autor do prefácio, Wagner Kenji, especialista no reposicionamento de marcas educacionais, Leonardo Mendonça também apresenta o “Teste Gestômetro”. É uma ferramenta descontraída para que o gestor avalie quais processos e ações de marketing sua escola já pratica e, eventualmente, os pontos que ainda precisam de melhorias. Mais do que o resultado, a intenção do autor é suscitar no leitor, dessa forma, a percepção sobre o status em que se encontra o seu trabalho e o quão determinado está para implementar em sua escola ações de marketing coerentes, interligadas e íntimas com os resultados que se quer alcançar.

“Muitas escolas ainda relacionam o marketing apenas com redes sociais, como Facebook e Instagram, ou com a confecção de materiais impressos e digitais, quando na verdade essas redes e materiais do tipo compõem apenas um pedaço das ações que podem ser realizadas pela equipe”, explica o autor.

MKT para Escolas 

Preço: R$ 59,90 (100 págs.)

Autor: Leonardo Mendonça

Onde comprar: Amazon

Leia também:

Como anda o planejamento de marketing da sua escola?

Autor

Redação revista Educação


Leia Gestão

família e escola

Acusações entre família e escola prejudicam a saúde mental dos...

+ Mais Informações
E-learning,Icon,On,A,Virtual,Screen,In,A,Laptop.,Concept

Qual o futuro da EAD na educação brasileira?

+ Mais Informações
cultura organizacional

Propósito como eixo para a cultura organizacional escolar

+ Mais Informações
inclusão escolar

Inclusão escolar: como identificar e quebrar barreiras

+ Mais Informações

Mapa do Site