Professor ensina história por meio do futebol

Experiência de Dimas Junior se transformou no livro “Futebol & Copas – Uma aula de História”, cuja segunda edição será lançada em 19 de novembro

Dimas Junior é um historiador e professor do ensino médio que em 19 de novembro lançará a segunda edição de seu livro Futebol & Copas – Uma aula de História, em que compartilha um pouco das suas experiências vividas em sala lecionando para a educação básica.

 O autor acredita que futebol e história se combinam, e como educador, encontrou em 2010 uma forma de ensinar história com algo que o brasileiro gosta não só de ouvir, mas também de falar. Dessa maneira, os alunos são cada vez mais cativados pelo assunto abordado nas aulas e, consequentemente, aprendem. Dimas criou, em resumo, um painel histórico que gera uma aproximação entre estudantes e pessoas interessadas no tema, fazendo com que a história seja ensinada tendo o futebol como o principal meio dessa aproximação.   

Leia: Maria Montessori ganha romance bibliográfico

“O material relata e analisa as origens modernas do futebol e 15 edições da Copa do Mundo, sempre do ponto de vista da relação entre história e futebol, convidando o leitor a caminhar por um texto que é, por vezes, de história falando de futebol, e que é, também por vezes, de futebol falando de história”, diz Dimas Junior.

Dimas Junior, professor e escritor (foto: reprodução)

Lançamento

O livro narra, por exemplo, como a história está presente no futebol e vice-versa. Ao longo dos capítulos, o leitor encontra ainda relatos e análises das origens modernas do futebol.

 O lançamento, em 19 de novembro, será às 18 horas, na Livraria Martins Fontes (no piso do café), localizada na Avenida Paulista, em São Paulo. Aliás, com duração de 4 horas, o lançamento terá coffee break com os leitores para o autor compartilhar mais informações sobre o livro.

Segundo a divulgação oficial do evento, a livraria estará seguindo todas as regras de distanciamento social, sendo obrigatório o uso de máscara. 

Todo o processo de criação do livro está relatado em um blog: https://futebolecopasumaauladehistoria.blogspot.com/.

Para ter mais informação sobre o evento de lançamento acesse: https://www.facebook.com/events/155673846777771

Leia também

Duas décadas depois, filme Entre os muros da escola ainda dialoga com a realidade

Envie um comentário

Your email address will not be published.