NOTÍCIA

Arte e Cultura

110 anos do Colégio Dante Alighieri. Confira as homenagens ao poeta

Peça baseada na Divina Comédia será online, apresentada por atores profissionais e aberta ao público em 13 de setembro. Oficina criativa de fotografia e literatura também faz parte da programação

Publicado em 12/07/2021

por Redação revista Educação

colegio-dante-alighieri Dante Alighieri, do infantil ao médio (foto tirada antes da pandemia/reprodução)

Fundado por imigrantes italianos, o Colégio Dante Alighieri, localizado na capital paulista, hoje com pouco mais de 4 mil alunos, comemorou 110 anos no último 9 de julho. Para celebrar a data, a instituição desenvolveu o Plano de Ações 110-700, que faz referência também aos 700 da morte do artista homônimo, ocorrida em 13 de setembro de 1321. A iniciativa contempla as mais diferentes manifestações culturais, como literatura, fotografia, música, teatro, ilustrações e muralismo, e tem como objetivo principal dar destaque ao ensino e aprendizagem, sustentadas por valores como ética e humanismo, presentes na atuação do colégio desde a sua fundação.

Leia: Criador da escola Lumiar explica seu projeto pedagógico e critica modelo PBL

Confira alguns destaques envolvendo a celebração de Dante Alighieri – o colégio e o poeta – em 2021:

Guia cultural Italianidade Paulistana

Será criado um guia digital contendo pontos turísticos, culturais e gastronômicos, com conteúdo dirigido e enriquecido por relatos, entrevistas e imagens. A previsão é de que fique pronto segundo semestre.

Peça de teatro inédita baseada na Divina Comédia. Virtual

A criação artística é baseada na obra de maior sucesso de Dante Alighieri e foi batizada de Uma Divina Comédia. Será uma apresentação com atores profissionais como Maria Amélia Farah e Caio Balthazar. Gravada, a peça está programada para ser apresentada em 13 de setembro, data da morte do poeta, há 700 anos. O teatro será gratuito, com transmissão pelo YouTube do colégio.

Colégio Dante Alighieri

Dante Alighieri, do infantil ao médio (foto tirada antes da pandemia/reprodução)

Apresentação musical

O projeto é resultado de uma parceria dos departamentos de música, audiovisual e colaboradores de outras áreas da escola que tocam algum instrumento. Será feita uma reinterpretação e gravação de clipe do Samba Italiano, de Adoniran Barbosa. O vídeo trará uma explicação sobre a linguagem usada na letra, com uma tradução para o italiano formal. O material está sendo feito pelos colaboradores e será publicado nas redes do colégio no dia 13 de setembro.

Quadrinhos – Revista Ilustrada da Divina Comédia

Gibi, de até 12 páginas, será feito pela artista Lila Cruz, ilustradora baiana que mora em São Paulo e é referência nas redes sociais com suas ilustrações editorais e quadrinhos. Ela fará a ilustração de passagens da Divina Comédia – Inferno, Purgatório e Paraíso, divididos em três volumes. A previsão é de que o material fique pronto no segundo semestre nas versões digital e impressa.

Leia: Educação e arte: mulheres contemporâneas para a sala de aula

Oficinas criativas de produção fotográfica e literária

Projeto Olhos Coloridos tem como objetivo desmistificar a ideia de que a escrita é algo difícil, considerando o legado cultural e universal do poeta Dante Alighieri como possível inspiração e abordagem para alguns métodos ou processo de criação literária. A ideia é valorizar o território onde se vive e o conhecimento e potencial criativo dos adolescentes. Será produzida uma publicação com textos e imagens que sejam realizados pelos alunos com seus telefones celulares. As oficinas acontecerão de forma presencial no segundo semestre, ainda a depender das condições sanitárias.

Apoio para a exposição Dante 700 anos – Os olhos de Beatriz

O colégio está apoiando a exposição que marca os 700 da morte do poeta Dante Alighieri, que acontecerá no Salão Negro das Câmara dos Deputados, em Brasília, de 13 de setembro a 13 de novembro de 2021. Ela apresenta uma excursão aos três reinos da Divina Comédia, Inferno, Purgatório e Paraíso.

Leia também

António Nóvoa: aprendizagem precisa considerar o sentir

Professor indígena de direito lança livro sobre decolonialismo

Autor

Redação revista Educação


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site