NOTÍCIA

Arte e Cultura

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 28/06/2021

Clube de Leitura da ONU: livros falam de igualdade de gênero, erradicação da pobreza a meio ambiente

Obras abordam temas ligados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Seis publicações da FTD Educação foram selecionadas

O Clube de Leitura das Organizações Unidas (ONU) selecionou 176 títulos em português publicados no Brasil, que atendem aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, com metas que preveem uma série de ações para acabar com a pobreza extrema e proteger o meio ambiente.  A seleção também tem a finalidade de oferecer a crianças e adolescentes livros que propiciem debates e reflexões a respeito dos temas propostos nos ODS e de auxiliar professores e mediadores de leitura nessa tarefa.

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A FTD Educação teve seis livros selecionados para o Clube de Leitura da ONU. São eles: Crianças na escuridão (tema: erradicação da pobreza); A bela ou a fera (tema: igualdade de gênero); Minha família Enauenê (tema: igualdade de gênero); A mancha e Caminhos do São Francisco (tema: água potável e saneamento); e Gente de cor, cor de gente (tema: redução das desigualdades).

O projeto contou com a participação da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), da sessão brasileira do International Board on Books for Young People (Ibby), e da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). As entidades se uniram para realizar o processo seletivo de obras lançadas no Brasil.

Foram mais de 1.100 títulos inscritos, publicados entre janeiro de 2016 e outubro de 2020, e relacionados aos 17 objetivos da Agenda 2030: (1) Erradicação da pobreza, (2) Fome zero e agricultura sustentável, (3) Saúde e bem-estar, (4), Educação de qualidade, (5) Igualdade de gênero, (6) Água potável e saneamento, (7) Energia limpa e acessível, (8) Trabalho decente e crescimento econômico, (9) Indústria, inovação e infraestrutura, (10) Redução das desigualdades, (11) Cidades e comunidades sustentáveis, (12) Consumo e produção sustentáveis, (13) Ação contra a mudança global do clima, (14) Vida na água, (15) Vida terrestre, (16) Paz, justiça e instituições eficazes e (17) Parcerias e meios de implementação.

Com o projeto, o Brasil passa a integrar um movimento global chamado SDG Book Club, desenvolvido pela ONU com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA).

“Ter livros selecionados para uma iniciativa como essa, além de uma enorme honra para a FTD Educação, é uma confirmação de que a literatura de qualidade, que tem valor estético e é voltada à fruição, pode estar em sintonia com as grandes questões contemporâneas, especialmente as voltadas à construção de um mundo mais humano, mais justo e mais sustentável”, diz Estevão Azevedo, coordenador de literatura da FTD Educação.

Lista completa dos livros brasileiros selecionados: https://www.cblservicos.org.br/clube-de-leitura-ods/obras-selecionadas/.

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Os livros da FTD Educação selecionados para o Clube de Leitura da ONU

Crianças na escuridão, de Júlio Emílio Braz – Na obra, o premiado autor Júlio Emílio Braz denuncia, sem qualquer sutileza, a realidade nua e crua de muitas crianças e jovens carentes que sobrevivem nas grandes cidades brasileiras. O livro conta a história de Rolinha, uma menina que aos seis anos é abandonada pela mãe e se vê sozinha diante de um mundo escuro e assustador.

A bela ou a fera, de Anna Flora, com ilustrações de Thiago Lopes – A escritora brinca com estereótipos nesta história de uma menina que se recusa a aceitar o papel feminino que lhe cabe por convenção. E, com isso, desmonta os padrões de comportamento que o senso comum espera. Narrada em primeira pessoa, a obra ilustra como esses conflitos batem no coração de uma garota de 10 anos.

Minha família Enauenê, de Rita Carelli, com ilustrações de Anabella López – A obra conta a história da autora Rita Carelli, que passou parte de sua infância na aldeia indígena dos Enauenê-Nauê, no Mato Grosso. De todas as descobertas que Rita faz entre os índios, cujos costumes e cultura são bem diferentes daqueles a que estava habituada, uma em especial chama a sua atenção: os papéis sociais rígidos estabelecidos para homens e mulheres.

A mancha, de Guilherme Gontijo Flores, com ilustrações de Daniel Kondo – Em 2019, ocorreu o maior desastre ambiental já registrado no litoral brasileiro: uma enorme mancha de petróleo se espalhou pelas praias do Nordeste e de parte do Sudeste. A obra reconta esse episódio em poesia para o público infantil, por meio das ilustrações impactantes de Daniel Kondo e do sonoro texto de Guilherme Gontijo Flores.

Caminhos do São Francisco, de Cristina Porto, com ilustrações de Luiz Maia – Com o intuito de conhecer a realidade vivida pelas pessoas que moram em cidades localizadas próximas ao rio São Francisco, Jaciobá nos guia por uma viagem que tem início no sertão de Alagoas e de Sergipe, passa pela região da serra da Canastra, em Minas Gerais, onde está situada a nascente do Velho Chico, e termina no norte da Bahia. Durante o percurso, ela nos apresenta as condições, às vezes muito difíceis, nas quais vive a população, assim como seus costumes e sua dependência em relação ao rio.

Gente de cor, cor de gente, de Mauricio Negro – O livro-imagem parte do eufemismo “gente de cor” para tratar de questões como preconceito, tolerância e diversidade.  As ilustrações colocam, lado a lado, um personagem negro e outro de cor diversa em momentos de fome, frio, medo, calor, raiva ou alegria, entre outros. A conclusão fundamental é a de que não importa a cor de pele, somos todos seres humanos e compartilhamos das mesmas angústias, desejos, felicidades e tristezas.

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