NOTÍCIA
Com 10 categorias, sugestões e propostas de estudantes da rede pública e privada serão entregues a Fernando Padula. Projeto do jornal Joca colocou os meninos e meninas como agentes transformadores
Publicado em 03/05/2021
Uma iniciativa do jornal Joca – publicação quinzenal voltada ao público infantojuvenil – intitulada E aí, Prefeitura: os jovens e o Joca por uma São Paulo melhor nas Eleições de 2020, reuniu sugestões de crianças e adolescentes da capital paulista que visam a melhoria de diversos âmbitos da cidade. O resultado é um compilado que será entregue ao secretário municipal de Educação de SP, Fernando Padula, em 11 de maio, às 16h30. Contribuíram estudantes de oito a 17 anos de 16 escolas públicas e particulares e da ONG Dorina Nowill.
Devido aos protocolos de isolamento social, apenas a fundadora e sócia executiva do Joca, Stéphanie Habrich, estará presencialmente no encontro que ocorrerá na sede da Secretaria. “É fundamental colocar os jovens no centro dos debates como agentes transformadores da sociedade em que vivem. Afinal, há várias questões que envolvem esse público direta e indiretamente”, diz. Contudo, será possível assistir à entrega virtualmente pelas redes sociais do jornal.
Leia: O céu pelo olhar de crianças e adolescentes indígenas
Iniciado nas eleições municipais de 2020, o projeto teve como objetivo informar as crianças sobre as eleições, estimular o debate sobre o assunto nas escolas públicas e privadas e por fim, entregar as propostas desses jovens ao prefeito.
Com 59 páginas, o documento [link: http://bit.ly/EaíPrefeitura ] reúne 10 categorias de políticas públicas priorizadas pelos pequenos com propostas sólidas e que visam atender a população geral da cidade, em especial as pessoas que vivem na zona periférica. São elas: esportes, cultura e lazer; moradia; meio ambiente e clima; mobilidade urbana; educação; saúde; direitos humanos; trabalho; tecnologia e inovação; segurança.
Educação
Saúde
Mobilidade urbana e serviços públicos
Assistência social
Meio ambiente
Finanças e empregabilidade
Abordagem STEM é destaque de curso gratuito para educadores