NOTÍCIA

Formação docente

Abordagem STEM é destaque de curso gratuito para educadores

Iniciativa online visa auxiliar professores a estimularem nos alunos o gosto pelas carreiras científicas, tecnológicas e engenharias

Publicado em 05/04/2021

por Redação revista Educação

sthem-professores Foto: Envato Elements

O curso online e gratuito Caminhos do STEM é voltado a professores que queiram se aprimorar em uma abordagem que integra áreas de conhecimentos e é baseada em projetos. Desenvolvido pela Samsung em parceria com o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), tem carga horária total de 20 horas com direito a certificação.

A formação é organizada em seis módulos que buscam discutir sobre o ensino de ciências, apresentar a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), trazer exemplos de projetos nessa perspectiva e de suas contribuições para a aprendizagem, além de propor a elaboração de um plano de trabalho e um momento de avaliação.

Leia: O Enem é adequado para avaliar a formação integral?

Stem professores

Foto: Envato Elements

Curso de STEM para professores no aplicativo

Está disponível para download (clique aqui) e no aplicativo do Respostas para o Amanhã, utilizado na edição brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica.

É possível acessar os conteúdos quando quiser, sem tempo determinado para completar cada um deles nem prazo para realizar o curso, mas a abertura da aula seguinte depende da finalização da anterior. São oferecidas leituras, reflexões e atividades, além de uma biblioteca com as referências utilizadas na formatação do curso. A proposta é autoformativa, sem mediador da aprendizagem.

“A abordagem STEM, que tem um formato centrado no aluno, já alcança países como Austrália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, México, entre outros. Por meio do curso que oferecemos, o professor encontra um novo papel para estimular o protagonismo nos estudantes, passando a ser um mediador na busca por respostas e soluções, o que aumenta o interesse em carreiras científicas, tecnológicas e engenharias, auxiliando diretamente no desenvolvimento de potenciais líderes do futuro”, afirma Isabel Costa, gerente de cidadania corporativa da Samsung Brasil.

Leia também:

100 anos de Paulo Freire: ler o mundo antes das palavras

Formação docente faz a diferença

Autor

Redação revista Educação


Leia Formação docente

licenciatura-ead

Licenciaturas a distância estão em xeque. Governo deve mudar regras

+ Mais Informações
entidades-regulamentação-ead

Entidades pedem que EAD seja regulamentado

+ Mais Informações
vera-cruz-pedagogia

Curso de pedagogia do Instituto Vera Cruz inova com didáticas específicas

+ Mais Informações
iniciativas de professores_destaque

Conheça iniciativas de professores que engajam estudantes e comunidade...

+ Mais Informações

Mapa do Site