Características de um bom professor

As respostas são de gestores, professores e estudantes ouvidos em pesquisa do Instituto Península

O que é um bom professor e o que ele deve ser capaz de fazer para garantir a aprendizagem de seus alunos é tema de uma pesquisa inédita do Instituto Península feita com 2.232 estudantes, 63 professores e 14 gestores em cinco escolas estaduais de São Paulo com Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acima da média nacional.

Um bom clima de aula foi apontado por 95% dos educadores. Para isso, a pesquisa indica aplicar e respeitar normas da escola, tratar todos de maneira igualitária, promover resolução de conflitos, manter a calma na sala e promover um ambiente de coleguismo e solidariedade.

Leia: Professores: saúde mental fragilizada e a desvalorização como regra

características bom professor

Foto: Envato Elements

Para 93%, aprimorar conhecimento ao longo da vida é fundamental; dominar o conteúdo e saber ensinar são importantes para 87%. Já dedicar tempo periodicamente para planejar as aulas foi colocado por 83% das pessoas escutadas.

Apenas 28% sabem que precisam agir coletivamente com seus colegas, o que demonstra uma falta de engajamento e de troca. Segundo a pesquisa, estimular intencionalmente um ambiente de colaboração entre professores, de maneira estruturada e formalizada, poderia ser relevante para a construção de um aprendizado coletivo dos profissionais dentro da escola.

E para os alunos?

Um bom professor para 85% dos alunos é aquele que sabe organizar as atividades, percebe as dificuldades de aprendizagem deles, ajuda a refletir para tratar a todos com cuidado e respeito, dá liberdade para que façam perguntas e emitam opinião, além de respeitar suas ideias e sugestões.

Leia também:

Formação docente faz a diferença

Três lições da pandemia para a educação

Envie um comentário

Your email address will not be published.