1º Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico tem inscrições abertas até 25 de janeiro e é voltado a educadores, alunos e instituições de ensino básico
O 1° Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (PIEC) busca promover o universo científico e empreendedor brasileiro. Para isso, está recebendo projetos de estudantes, professores e instituições de ensino fundamental, médio e técnico das áreas de química, física, matemática, biociência, robótica/mecatrônica, botânica, agrícola e florestal, desde que sigam premissas ecológicas descritas no edital (clique aqui para saber mais).
Serão distribuídos troféus, certificados e bonificação em espécie que somam mais de R$ 50 mil em prêmios, incluindo equipamentos que serão doados a uma escola pública, a ser escolhida para a montagem de um laboratório escolar de ciências e prêmio em dinheiro a um educador orientador que conseguir demonstrar, por meio dos projetos de seus educandos, a melhor transmissão de conhecimento e conceitos científicos aplicados.
Ao todo, serão premiadas 10 categorias, sendo que cinco contemplarão estudantes, professores e instituições que inscreverem os melhores projetos. Os outros cinco prêmios institucionais reconhecerão jornalistas, grandes nomes da ciência, escolas públicas, apoiadores e patrocinadores do prêmio.
Leia: Como o legado de Pestalozzi, Froebel, Montessori e Paulo Freire influenciam hoje os educadores
Em resumo, a iniciativa é do engenheiro ambiental Gabriel Estevam Domingos, especialista em sustentabilidade, ciência e inovação e que já recebeu 25 prêmios científicos. “Acredito que a educação pode mudar os caminhos, transformar vidas e impactar positivamente no futuro das pessoas e da sociedade como um todo. Por isso decidi pessoalmente criar o prêmio como forma de amplificar e incentivar que mais pessoas olhem para empreendedorismo científico no Brasil”, diz.
A saber, personalidade acadêmica homenageada na primeira edição do PIEC é o professor, doutor e Ph.D José Goldemberg, que além de acadêmico foi um grande executivo e um dos maiores entusiastas das matrizes de energia limpa, como energia eólica e energia fotovoltaica.
Para conferir o edital completo basta acessar ao site https://www.piec.eco.br . As inscrições vão até 25 de janeiro.
O evento de premiação acontecerá entre abril e junho a depender da realidade da pandemia da covid-19.
José Pacheco: Santa Rosa, 21 de novembro de 2040
Seriado Merlí relaciona ciências humanas e sociais como introdução à vida