A Canon, multinacional de câmeras e impressoras, acaba de lançar uma ferramenta para pais e professores detectarem daltonismo (incapacidade de distinguir cores) nas crianças de forma lúdica, o ABC para daltônicos.
O material é inspirado no Teste de Ishihara — exame de percepção de cores criado em 1917 — e que três diretores de arte da agência Dentsu Brasil redesenharam para os dias atuais.
O resultado foi um livro abecedário com 26 letras composto por imagens divertidas e ao mesmo tempo testa a qualidade da impressora da marca, a Canon Mega Tank. O objetivo é que o distúrbio seja detectado pela própria pessoa o mais cedo possível para a mesma se adaptar e levar uma vida normal.
Foto: divulgação
Dessa forma, segundo Maristela Stoianov, especialista em visão de cores, na maioria das vezes, a pessoa passa por toda a infância e adolescência sem saber que tem daltonismo, descobrindo apenas na idade adulta. “O diagnóstico precoce ajuda muito na inclusão da criança na escola, em casa etc. As pessoas afetadas pelo daltonismo são capazes de criar um mecanismo de adaptação como qualquer outra que tem uma deficiência. Geralmente, os daltônicos são surpreendentes”, explica.
O grafiteiro Marcio Reis descobriu na escola que tinha distúrbio visual e sofreu bullying dos colegas por não conseguir distinguir as cores. “Eu faço grafitti há 20 anos e a minha história sempre foi de superação. Acho que usei a deficiência como inspiração. Aí tudo mudou”, revela o artista.
Daltonismo
No Brasil, o daltonismo afeta mais de oito milhões de pessoas, sendo que os meninos correspondem a 8% desse total.
Caso a criança apresente dificuldade para distinguir cores básicas recomenda-se entrar em contato com um oftalmologista.
Foi elaborado um filme para divulgar a iniciativa. Para assistir clique
aqui.
Para ter acesso ao conteúdo do ABC do daltonismo e necessário comprar a impressora Canon Mega Tank.
Foto: divulgação
Leia também:
Série indígena Guardiões da floresta apresenta a luta de lideranças Yanomami, Huni Kuin e Suruí
Paulo Freire: debate ou confronto?