Especialista da Universidade de Stanford afirma que a maneira como as escolas ensinam matemática precisa ser reformulada. O Instituto Sidarta traduz essas novas experiências e disponibiliza o acesso ao conteúdo para todos os brasileiros
Publicado em 23/01/2019
No Brasil, 70% dos jovens na faixa dos 15 anos não sabem o básico de matemática, como contar e dividir, aponta a principal pesquisa educacional global, o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
São diversos mitos a serem desconstruídos na relação de ensino e aprendizagem da matemática, como aqueles que envolvem as diferenças de gênero de que meninos e meninas têm capacidades diferentes para aprender a matemática; ou, até mesmo, quem lida bem com número é sinônimo de superdotado ou de inteligente.
Quem desfaz essas crenças com base em estudos, que aliam o ensino e a aprendizagem de matemática à neurociência, é a pesquisadora e professora de Educação Matemática da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Jo Boaler. Seu trabalho reforça a necessidade de mudança de mentalidade para a disciplina e propõe uma nova abordagem para o ensino matemático.
Boaler defende que todo ser humano é capaz de aprender matemática, mas precisa ser adequadamente estimulado, encorajado por meio de técnicas visuais e, também, compreender que é uma disciplina aberta, flexível e criativa.
Porém, na maioria das escolas brasileiras e também nas estrangeiras o ensino de matemática está focado na memorização e na rapidez com que o aluno resolve problemas.
Incomodado com os resultados do Pisa e com outros exames que mostram o baixo desempenho dos brasileiros em matemática, o Instituto Sidarta, em uma parceria com a Fundação Itaú Social, trouxe as ideias fundamentais de Boaler para o Brasil, traduzidas e adaptadas para a versão em português do site Youcubed, que possui mais de 500 atividades, entre vídeos, aulas, exercícios, artigos acadêmicos e jogos. O site, cujo acesso é gratuito, tem como público alvo professores, pais, alunos e todos aqueles que têm interesse em fundamentar e aplicar as pesquisas de Boaler, na prática.
Youcubed possui mais de 30 milhões de visitantes e cerca de 230 mil alunos já foram impactados positivamente com as atividades desenvolvidas pelo Centro de Estudos da Universidade de Stanford.
O Programa Mentalidades Matemáticas do Instituto Sidarta teve início há quatro anos em sua Escola de Aplicação, o Colégio Sidarta, localizado em Cotia, São Paulo.
Ya Jen conta que, desde 2017, também introduziu uma aplicação desta abordagem de Boaler no ensino fundamental I da Escola Estadual Henrique Dumont Villares (EEHDV), instituição pública paulistana. Após o primeiro ano de implementação, o número de crianças do 3º ano desempenhando o nível mais alto na prova SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo feita anualmente para avaliar o ensino da rede estadual) aumentou em 92%.
“É isso que conseguimos quando estimulamos as crianças. O que mudou foi a forma de atuação do professor e também uma mudança na concepção do que é matemática”, reforça a presidente do Sidarta.
O Instituto acredita que essa mudança de mentalidade só é possível de acontecer por meio de experiências incentivadas pelo professor e por esse motivo criou uma página no Facebook – Mentalidades Matemáticas – para aumentar a interação entre docentes da área e compartilhar vivências das aulas. O foco é na mudança das práticas.
Além dessa página, caso o professor queira aprofundar ainda mais seus conhecimentos com essa abordagem de ensino, o Instituto Sidarta organiza anualmente o curso Trilhas Formativas, no qual os inscritos podem observar aulas no Colégio Sidarta em que estas pesquisas são aplicadas.
Jo Boaler é autora de alguns livros sobre o assunto, entre eles o best-seller estadunidense Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador” parceria do Instituto Sidarta com a editora Penso. Este livro faz parte da coleção Biblioteca Essencial do Professor da fundação Nova Escola e Fundação Lemann.
Criador da Teoria das Inteligências Múltiplas quer aplicar novo projeto no Brasil
Conheça escolas públicas que rompem barreiras e oferecem ensino de qualidade