NOTÍCIA

Arte e Cultura

33ª Bienal enfatiza os artistas e seus processos de criação

“Afinidades afetivas” é o tema da exposição, que acontece em São Paulo até dezembro

Publicado em 29/10/2018

por Sérgio Rizzo

33ª Bienal enfatiza os artistas e seus processos de criação Obra de Vânia Mignone “tem enorme influência da música popular brasileira”

Em cartaz até 9 de dezembro, a 33ª Bienal de São Paulo reúne obras que procuram ampliar, sobretudo para o público leigo, o próprio conceito de arte contemporânea.
Em muitos casos, a convergência entre linguagens contribui para essa compreensão. É o caso de uma série de pinturas da paulista Vânia Mignone, reunidas na área de projetos individuais da exposição.

33ª Bienal artista

Obra de Vânia Mignone “tem enorme influência da música popular brasileira”

Toda a sua obra, segundo ela, “tem uma enorme influência da música popular brasileira”.
“Achava a música que eu ouvia tão linda que precisava fazer algo, dentro dos meus recursos, que fosse tão bom quanto. E isso envolve também algo que a música tem: diferente do desenho e da pintura, ela entra por todos os lados. Você sente.”
Já o goiano Siron Franco, que tem uma seleção da série de desenhos Rua 57 na mesma seção de projetos individuais da Bienal, aponta para outro caminho, o da arte como instrumento de ação política.
Em setembro de 1987, quando um acidente com uma cápsula de césio 137 decretou emergência nuclear em Goiânia, ele retornou à cidade – onde havia crescido, bem perto do local do acidente – para trabalhar “a quente” o estado de pânico e de desolação de uma metrópole em quarentena.
Espécie de crônica da tragédia, seus desenhos dividem sala com pinturas em homenagem a vítimas do acidente e com recortes de jornais e revistas da época.
Outros dez artistas também ocupam a seção de projetos individuais, enquanto dezenas de outros estão na área das exposições coletivas.
O eixo curatorial, Afinidades afetivas, possibilita a reunião de abordagens artísticas muito diversas entre si, “privilegiando o olhar dos artistas sobre seus próprios contextos criativos”, na definição dos organizadores.
Mesmo quem não puder visitar a Bienal encontrará, no web site, extenso material sobre as obras e seus autores, poderá ouvir playlists preparadas pelos artistas e também baixar o conteúdo completo da publicação educativa.
www.bienal.org.br

Leia também:

Deficientes visuais participam de maratona sobre profissões

Autor

Sérgio Rizzo


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site