NOTÍCIA

Arte e Cultura

A Bíblia Profana

Mesmo não sendo sagrado, o “Livro” escrito para humanistas também exige fé dos seus leitores. Leia mais na coluna de Gabriel Perissé

Publicado em 03/07/2018

por Gabriel Perissé

shutterstock_773234296 O professor Anthony Grayling publicou uma Bíblia ao contrário, uma Bíblia laica, profana. (Crédito: Shutterstock)

bíblia

O professor Anthony Grayling publicou uma Bíblia ao contrário, uma Bíblia laica, profana. (Crédito: Shutterstock)

O maior de todos os long-sellers é uma antiga coletânea de livros, a Bíblia sagrada. Reúne relatos fantásticos, histórias de amor e ódio, orientação ética, indicações legislativas, poesia, palavras de prudência, cartas, profecias, narrativas de todo o gênero. São inúmeros autores em nome de Deus. Há heróis e santos, demônios e traidores, coadjuvantes aos milhões, efeitos especiais do outro mundo, intervenções angélicas e uma conclusão apocalíptica.
Dividida em duas partes (a primeira parte chama-se “antiga aliança” e a segunda, “nova aliança”), essa obra-prima não tem igual no universo — e, além de ter sido muitíssimo lida ao longo de séculos, recebeu e continua recebendo inúmeros estudos especializados, além de ter inspirado e continuar inspirando pintores, arquitetos, oradores, músicos, escritores, dramaturgos e cineastas.
Tão inspirada e inspiradora é, que em 2011 o filósofo e professor Anthony Grayling publicou uma Bíblia ao contrário, uma Bíblia laica, profana, que ele intitulou The Good Book. A Editora Objetiva lançou uma tradução em 2014. O bom livro começa com uma “epístola ao leitor” (nada mais apropriado) e tem os seguintes “livros”: Gênesis, Sabedoria, Parábolas, Concórdia, Lamentações, Consolações, Sábios, Cânticos, Histórias, Provérbios, O Legislador, Atos, Epístolas. Para concluir, uma seção sobre “O Bem”.
Obra humanista
A ideia do autor é quase divina: reunir palavras iluminadoras, afastar as trevas da ignorância, recuperar formas de abrir caminhos no mundo para que a humanidade encontre a felicidade terrena.
O autor atua como coletor de frases, ideias, aforismos e mensagens que se encontram espalhadas nas tradições humanas. Esse livro é uma boa antologia. Traz para um só lugar o pensamento e os desejos fortes de pensadores dispersos pelo mundo inteiro, e que viveram em diferentes momentos da história.
O bom livro tem outra coisa boa: utiliza capítulos e versículos, o que facilita a sua consulta. Por exemplo, no capítulo 7, versículos 2 a 5 de Lamentações, lemos estas palavras:
2. Não admitimos que ninguém se aproprie de nossos bens, corremos às leis e às armas se houver a mais leve divergência sobre os limites de nossa propriedade.
3. E, no entanto, permitimos que outros invadam nossa vida; de fato, nós mesmos damos entrada aos que acabarão por possuí-la.
4. Não se encontra ninguém disposto a distribuir seu dinheiro, e todavia a quantos cada um de nós distribui sua vida!
5. Ao guardar suas fortunas, os indivíduos geralmente são sovinas, e todavia, quando se trata de desperdiçar tempo, única coisa em que é certo ser avaro, mostram-se extremamente pródigos.
Uma bela argumentação sobre a arte de aproveitar o tempo.
Aprender a viver
No livro dos Provérbios, a Bíblia profana não faz promessas celestiais. Não espera da divindade o que nem a humanidade pode nos dar. É pragmático e duro com os leitores. Diz a eles, na cara, o que os antigos sempre disseram na cara de seus filhos e alunos. Alguns versículos do capítulo 38:
3. A criança mimada jamais amará a mãe.
6. De facas mantenham distância tolos e crianças.
9. Criança ouve muito e fala demais.
10. Criança repete tudo o que ouve.
12. Filho criado, trabalho dobrado.
14. Criança mimada, criança estragada.
23. Criança, se está quieta, é porque fez alguma.
30. Melhor conquistar a criança pelo respeito do que pelo medo.
No livro Atos, o propósito é mostrar que devemos conhecer a história humana, observar o que se fez no passado para aprender a viver no presente:
12. As virtudes dos grandes nos servem como espelho, onde podemos ver como ajustar e adornar nossas vidas,
13. E suas falhas e fraquezas igualmente ensinam pelo exemplo, e o conjunto de todas elas nos serve como um manual de humanidade.
Cartas aos mais jovens
O penúltimo livro, das Epístolas, é uma série de sensatos conselhos a um leitor mais jovem. Quem escreve está preocupado em educar. É uma mistura de pai e professor. A Epístola 21 já encontra alguém que vai ingressando na maturidade. E diz a ele o seguinte:
1. Meu caro filho, que período feliz de tua vida!
2. O prazer é, e deve ser, teu afazer agora que estás entre a escola e a vida.
3. Quando eras mais novo, o objeto de teus esforços eram áridas regras, fatos e exames.
7. O mundo agora é teu livro, um livro necessário que só pode ser lido em companhia, em locais públicos, em jantares, no teatro, em jogos.
23. Feliz aquele que, com alguns dotes e conhecimento, cedo se familiariza com o mundo, a tempo de tomá-lo como sua propriedade numa idade em que a maioria das pessoas é propriedade do mundo!
Embora seja profana, a Bíblia humanística também exige fé dos seus leitores. Não tem palavras sagradas, mas pode ensinar verdades necessárias, provenientes de vozes originais e de mentes proféticas como as de Sócrates, Sêneca, Confúcio, Cícero, Montaigne, Bacon.
Precisamos acreditar no bem. Acreditar que a leitura boa nos salva do fogo da tolice e nos conduz ao céu da sabedoria.

Leia também:

http://www.revistaeducacao.com.br/autor-recompoe-historia-de-seus-antepassados-partir-da-descoberta-de-documentos-de-familia/

Autor

Gabriel Perissé


Leia Arte e Cultura

Itaú Cultural Play_destaque

Filmes gratuitos sobre culturas ancestrais focam em professores 

+ Mais Informações
Diário de um Banana_destaque

A importância da escola é destaque em novo ‘Diário de um Banana’

+ Mais Informações
20220222-banner

‘Leia com uma criança’ foca em municípios vulneráveis

+ Mais Informações
Prêmio Jabuti_vencedores

Poesia de Fabrício Corsaletti é consagrada como livro do ano pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site