NOTÍCIA

Formação docente

IBGE disponibiliza material sobre como explorar dados estatísticos em sala de aula

Recursos oferecidos pelo instituto contemplam desde a educação infantil até o ensino médio, com temas como a pirâmide etária brasileira e a prática de esportes no país

Publicado em 10/05/2018

por Redacao

ibge reprodução Crédito: Reprodução/IBGE Educa

Crédito: Reprodução/IBGE Educa

Crédito: Reprodução/IBGEeduca

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão responsável por prover dados e informações sobre o Brasil, lançou recentemente uma página que oferece aos educadores sugestões sobre como trabalhar os dados levantados pelo instituto em sala de aula.
O IBGEeduca, como é chamado, disponibiliza atividades que contam com material visual (como gráficos, tabelas, folders e infográficos) e contemplam desde a educação infantil até o ensino médio. Também há instruções que facilitam o planejamento da aula, com sugestões de discussões que podem ser propostas aos alunos e roteiros de perguntas para guiar a análise dos dados.
É possível filtrar as atividades de acordo com etapa de ensino, disciplina e tema. Entre os materiais já disponíveis, há propostas de aula sobre a pirâmide etária brasileira e a população indígena do país, por exemplo. Para a educação infantil, há sugestões de aulas lúdicas que exploram aspectos como localização espacial, construção de gráficos e observação da paisagem.
Os professores também podem trocar experiências na aba Blog do professor, onde é possível compartilhar projetos desenvolvidos a partir do conteúdo da plataforma e acessar o que já foi feito por outros docentes.
O site conta ainda com segmentos voltados a crianças e jovens, com materiais específicos para cada faixa etária.

Leia também:

Sistema de informações da educação brasileira busca transparência pública e efetividade para melhoria dos resultados educacionais

Autor

Redacao


Leia Formação docente

licenciatura-ead

Licenciaturas a distância estão em xeque. Governo deve mudar regras

+ Mais Informações
entidades-regulamentação-ead

Entidades pedem que EAD seja regulamentado

+ Mais Informações
vera-cruz-pedagogia

Curso de pedagogia do Instituto Vera Cruz inova com didáticas específicas

+ Mais Informações
iniciativas de professores_destaque

Conheça iniciativas de professores que engajam estudantes e comunidade...

+ Mais Informações

Mapa do Site