NOTÍCIA

Edição 249

O futuro chegou

Publicado em 27/04/2018

por Marco Antonio Araújo

shutterstock_530011480 Crédito: Shutterstock

O futuro chegou

Crédito: Shutterstock

Como já dissemos aqui, tecnologias não são boas nem más; determinante, para o bem e para o mal, é o uso que fazemos delas. O fato é que não é mais possível ignorar os avanços que chegam a todo instante, em todas as áreas, incluída a educação. Já passou o tempo em que era comum alguma resistência, falsamente heroica, ao uso das novas ferramentas digitais. Em pouco tempo, todos fomos inercialmente levados a incorporar as novidades. Alguns mais, outros menos.
A escola costuma ser refratária a modismos, ancorada que está em saberes antigos (muitos ainda inquestionáveis). A sala de aula, durante séculos, foi o espaço da reprodução de conhecimento, uma reserva física e moral do humanismo e de ideais iluministas, no melhor dos sentidos. Tudo indica que essa etapa, no mínimo, começou a se encerrar. Ou mudou de patamar.
Aprender a aprender não é um lema novo, contudo. Todo professor sabe que esta é uma de suas principais tarefas: transmitir aos alunos a segurança para que possam seguir de forma autônoma rumo aos seus objetivos enquanto cidadãos e indivíduos. Hoje, essa autonomia está vinculada à capacidade de cada um de nós interagir com um mundo complexo e em constante mutação. E irreversivelmente tecnológico.
Alfabetização deixou de ser só letramento. Saber ler e escrever algoritmos passou a ser quase uma terceira língua obrigatória, aquela que vai determinar, em breve, quem será capaz de ditar as próximas páginas da nossa história. Infelizmente, por impedimentos econômicos e culturais, nem todos terão acesso a esses saberes contemporâneos — o principal motivo para que aqueles que o tenham façam o melhor uso dessa oportunidade. O futuro chegou.

Autor

Marco Antonio Araújo


Leia Edição 249

thought-2123970_1920

Da transmissão

+ Mais Informações
shutterstock_577293235

Dura lex, sed lex?

+ Mais Informações
shutterstock_565381135

A discussão sobre ensino a distância na educação básica

+ Mais Informações
shutterstock_527448391

Os riscos do YouTube para crianças e adolescentes

+ Mais Informações

Mapa do Site