NOTÍCIA
Taxa de abandono escolar é três vezes superior à do restante de jovens na mesma idade
As meninas de 15 a 17 anos com pelo menos um filho têm taxa de abandono escolar três vezes superior à do restante de jovens na mesma idade: 68% contra 22%. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE, havia 5,2 milhões de meninas nessa faixa etária em 2015 e em torno de 6% delas (ou 297,5 mil) eram mães de, no mínimo, uma criança. Destas, 203 mil não estavam mais estudando.
Analisando o histórico dessas taxas, observa-se que, em números absolutos, a soma de mães precoces na referida faixa etária está decrescendo: eram 379 mil em 2001 – queda de 27% em 14 anos, portanto. Porém, em termos proporcionais, a situação praticamente não mudou. Em 2001, elas representavam 7% do total.
Mas a evasão escolar, sim, está diminuindo. No período analisado, houve queda de 10 pontos percentuais – saindo de 78% para os atuais 68%. Isso indica que a ocorrência de gravidez nessa idade está nos mesmos patamares há anos, porém, menos meninas estão abandonando os estudos por esse motivo.