NOTÍCIA

Edição 241

Escolas de nível socioeconômico baixo têm diretores menos experientes e com salários menores, mostra pesquisa

Levantamento da Fundação Lemann também indicou que professores que atuam nessas instituições têm menos estabilidade

Publicado em 04/09/2017

por Redacao

Escolas de nível socioeconômico baixo têm diretores menos experientes e com salários mais baixos, mostra pesquisa

Foto: Shutterstock

Os alunos que mais precisam dos melhores diretores e professores são os que menos os têm. É o que indica estudo divulgado pela Fundação Lemann em seu boletim, a partir de análise das respostas dos diretores ao questionário da Prova Brasil 2015, acrescidos de dados do IBGE e de capítulo inédito de levantamento anterior da própria Fundação sobre escolas de excelência.
A conclusão é que a situação de iniquidade social tende a permanecer, pois alunos de menor nível socioeconômico (NSE), que sabidamente são aqueles, segundo diversos estudos internacionais, com maiores dificuldades de aprendizagem, têm o menor amparo em termos de oferta de gestão e docência mais qualificadas.
Segundo o levantamento, 56% dos diretores que atendem escolas consideradas de nível socioeconômico “muito baixo” estão formados há no máximo sete anos. Nas escolas em que esse nível é considerado “baixo”, eles são 47%. Em contrapartida, os menos experientes são apenas 10% em escolas de NSE alto, e 4% naquelas cujo nível é “muito alto”.
Menos experientes, os diretores também recebem salários mais baixos nessas escolas. Nas de NSE muito baixo, 49% dos diretores recebem até R$ 2,3 mil; nas de NSE baixo, são 43%. Esses percentuais caem para 7% nas de NSE alto, e 3%, nas de muito alto.
Mas os problemas não param por aí. Quanto mais baixo o nível socioeconômico da escola, menos o quadro docente tende à estabilidade. Naquelas de nível baixo e muito baixo, apenas entre 21% e 25% do corpo docente é estável. Há também carência de pessoal de apoio pedagógico e o Plano Político-Pedagógico nessas escolas é desconhecido ou não foi elaborado.

Autor

Redacao


Leia Edição 241

shutterstock_637370374

Tempos de Belíndia

+ Mais Informações
shutterstock_472358905

Escolas de nível socioeconômico baixo têm diretores menos experientes e...

+ Mais Informações
DSC01864

Escolas de porte pequeno e médio também passam a adotar processos...

+ Mais Informações
abandono

Evasão: problema não está restrito ao ensino médio

+ Mais Informações

Mapa do Site