NOTÍCIA

Edição 237

O que os educadores pensam sobre a reprovação e a progressão continuada

Quatro professoras compartilham suas impressões acerca da retenção de alunos e do sistema de ciclos

Publicado em 15/03/2017

por Juliana Fontoura

shutterstock_432876643 Foto: Shutterstock

O que os educadores pensam sobre a reprovação e a progressão continuada

Foto: Shutterstock

“A reprovação não é uma situação fácil nem para a escola, nem para os pais e nem para os alunos. O fracasso não é só do aluno, é de todos os envolvidos.” É assim que Nevinka Tomasich, que lecionou por treze anos na educação infantil e no ensino fundamental, define a retenção de alunos.
A hoje diretora do colégio Jardim Anália Franco (SP) tem 46 anos e está há 25 na educação. Nesse tempo, ela afirma ter vivenciado reprovações positivas e outras desastrosas, em que o aluno se sentiu castigado, incapaz.
Se por meio da prática docente Nevinka vê a necessidade da reprovação existir, quando pensa no mundo ideal, acredita que esse não seja o melhor caminho. “O ideal é que não tivéssemos reprovações, que tivéssemos planos individuais de acompanhamento e desenvolvimento de habilidades de acordo com as necessidades dos alunos”, afirma. “Entretanto, não podemos ignorar que há uma cobrança social e uma política de ingresso às universidades que exige resultados. As escolas que usam esse tipo de avaliação estão atendendo a demanda de sua comunidade escolar e as respectivas expectativas.”
Efeitos
A reprovação vem sendo apontada por estudos recentes como uma questão problemática, com efeitos bastante negativos. A Unesco, por exemplo, publicou um documento em 2015 que diz que ela pode provocar “problemas de estigmatização e motivação” e que deve ser encarada como um último recurso.
Adriana Matos, professora do 3º ano do ensino fundamental da Emef Garcia D’ávila, localizada em São Paulo, concorda com a posição da agência da ONU. “É preciso analisar a esfera, o ambiente em que o aluno está inserido. Se ele tem problemas de autoestima, a reprovação só vai prejudicar”, argumenta.
Para Tatiana Lopes, professora do 3º ano do ensino fundamental na Emef Prefeito Adhemar de Barros (SP), em alguns casos, a reprovação pode ter efeitos positivos – sendo, inclusive, necessária. “É impensável que o aluno prossiga sem sanar suas dificuldades, arrastando um atraso que lhe acarretará em defasagem futura”, afirma. “Mas é claro que fatores econômicos e sociais devem ser levados em conta.”
Progressão continuada

O entendimento de que reprovações sucessivas não trazem benefícios à aprendizagem – e podem levar, por exemplo, à evasão – levou alguns estados e municípios à adoção de modelos alternativos como a progressão continuada, amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996. Esse sistema rompe com a organização seriada, implantando a avaliação por ciclos, que dá um tempo maior para o aluno construir o conhecimento e atingir os objetivos de aprendizado.
Nas escolas que adotam o modelo, a reprovação só é permitida ao fim de cada um dos ciclos – em São Paulo, isso acontece no 3º, 6º e 9º anos. Desde 2014, porém, a rede pública do município passou a permitir que, no terceiro ciclo, a retenção possa ocorrer em qualquer um dos três anos – 7º, 8º e 9º.
O modelo é bastante criticado por educadores. Segundo uma pesquisa conduzida em 2014, em São Paulo, seis em cada dez professores são contra a progressão continuada. O levantamento, feito pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) em parceria com o Instituto Data Popular, entrevistou 2,1 mil docentes.
Uma das maiores críticas se dá com relação à forma como a progressão continuada foi implementada. A diretora e ex-professora Nevinka Tomasich cita a falta de acompanhamento pedagógico ao longo dos ciclos como o principal problema. “Promover um aluno desta maneira é enganar”, defende. Valéria Fernandes, professora do 5º ano no Colégio Equipe, em São Paulo, acredita que o melhor é estar constantemente avaliando o progresso do aluno. “O ideal é levar em consideração os dois aspectos: a avaliação de um ano para outro, mas também acompanhar o desempenho deste aluno ao longo do ciclo.”
Ciclo de alfabetização
Em 2011, o Ministério da Educação (MEC) recomendou que as escolas não reprovem alunos nos três primeiros anos da educação básica, no chamado “ciclo de alfabetização”. A orientação, porém, não tem força de lei.

Para a professora Tatiana Lopes, a medida é importante especialmente na passagem do 1º para o 2º ano. “É um pecado reprovar nessa fase, pois com o ensino fundamental de nove anos, eles [os alunos] entram na escola muito pequenos, com seis anos, e nessa fase nem todos estão ‘prontos’ para se alfabetizarem”, afirma.
Já para a professora Adriana Matos, que leciona para o 3º ano do ensino fundamental, a reprovação no 2º ano poderia evitar salas muito díspares no ano seguinte, que marca justamente o fim do ciclo. “Claro que nenhuma turma é homogênea, mas vejo que, em alguns casos, teria sido melhor que o aluno tivesse feito o 2º ano mais uma vez. É difícil para o professor lidar com essa diferença tão gritante”, explica.
Para Valéria Fernandes, professora do Equipe, a decisão pela reprovação será sempre difícil, apesar de baseada em critérios muito definidos. “A garantia de que a decisão foi a melhor só é possível depois que aluno vivenciou esta experiência. Assim, mesmo com clareza e segurança da decisão, o aluno pode não corresponder às nossas expectativas.”
Leia mais:
Professores ainda creem que reprovação pode estabelecer justiça na escola, mostra estudo do Cenpec

Autor

Juliana Fontoura


Leia Edição 237

falsoprincipiodanossaeducacao

Texto escrito pelo anarquista Max Stirner no século 19 traz...

+ Mais Informações
30_39 Materia de capa 237 V2 OK.indd

Oferta de cursos de mestrado profissional na educação quintuplicou entre...

+ Mais Informações
mapa formação professores

No ensino médio, ainda há carência de docentes especializados

+ Mais Informações
fundacaocasa3

Trabalho na Fundação Casa é visto por educadores como oportunidade de...

+ Mais Informações

Mapa do Site