Notícias

Série documental dá destaque a projetos de alfabetização bem-sucedidos da rede pública

“Sua Escola, Nossa Escola” tem quatro episódios e será exibida pela TV Escola ao longo do mês de março

Publicado em 06/03/2017

por Redação revista Educação

Escola Municipal Padre Martinho Stein Vale do Itajai em Santa Catarina Escola Municipal Padre Martinho Stein, localizada no Vale do Itajaí em Santa Catarina, é uma das instituições que ganham destaque nessa temporada da série "Sua Escola, Nossa Escola"| Imagem: Cara de Cão Filmes

Escola Municipal Padre Martinho Stein, localizada no Vale do Itajaí em Santa Catarina, é uma das instituições que ganham destaque nessa temporada da série "Sua Escola, Nossa Escola"| Imagem: Cara de Cão Filmes

Escola Municipal Padre Martinho Stein, localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é uma das instituições que ganham destaque nessa temporada da série “Sua Escola, Nossa Escola”| Imagem: Cara de Cão Filmes

A série “Sua Escola, Nossa Escola”, exibida pela TV escola, terá a alfabetização como tema principal de sua nova temporada . O programa dará destaque a escolas públicas vistas como referências em educação infantil. O primeiro episódio foi ao ar no dia 6 de março, e os próximos serão transmitidos sempre às segundas-feiras, às 9h, com reprise às 15h.
O primeiro episódio, que tem como tema “Aluno-cidadão”, mostra a Escola Municipal Barro Branco, localizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Nessa instituição, a cultura popular é matéria prima das atividades das turmas de alfabetização. Uma das experiências bem-sucedidas é a “roda de leitura”, em que as crianças escutam histórias contadas pelos próprios colegas e entram em contato com a leitura de lendas brasileiras. Os estudantes também participam da reunião do Conselho Escolar e de outras instâncias de gestão da escola. “Essa proposta visa estimular o protagonismo, a formação cidadã e o cuidado com a escola e seu espaço”, afirma Daniela Pontes, gerente de programação da Roquette Pinto.
Os outros episódios darão destaque a instituições de diferentes regiões do Brasil, como a Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, em Campo Grande (MS) – onde a linguagem da informática faz parte do ciclo de alfabetização – e a Escola Municipal Padre Martinho Stein, localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, que tem projetos voltados à sustentabilidade.

Sobre a série
A série documental “Sua Escola, Nossa Escola” é produzida pela Cara de Cão Filmes com direção geral de Bebeto Abrantes. O projeto mostra experiências bem-sucedidas de ensino em escolas da rede pública de diversas regiões do País. O programa apresenta o passo a passo de um projeto de sucesso, suas estratégias e os resultados alcançados, servindo de inspiração para educadores do ensino fundamental e médio.

A produção é transmitida pela TV Escola, projeto gerido pela organização social Roquette Pinto, em parceria com o Ministério da Educação. A distribuição é multiplataforma – o canal pode ser acessado através de satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV Digital, além da web.

Sua Escola, Nossa Escola / TV Escola – Roquette Pinto
Datas: Segundas-feiras (06/03, 13/03, 20/03 e 27/03)
Horários: às 9h e às 15h
Canal 2.3 (Digital); NET 15; Demais canais: http://bit.ly/2jSogDH

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site