Notícias

Concurso Internacional de Redação de Cartas tem inscrições abertas

Escolas podem inscrever até duas redações

Publicado em 23/02/2017

por Redação revista Educação

pen-1974727_960_720

Concurso de redação de cartas tem inscrições abertas

Foto: Pixabay

O 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas está com inscrições abertas até o dia 17 de março. O concurso é promovido em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU) e, no Brasil, é realizado pelos Correios. O objetivo é incentivar crianças e adolescentes a expressarem sua criatividade e aprimorarem conhecimentos linguísticos. Cada escola pode selecionar e inscrever no máximo duas redações.

Nesta edição, a proposta de carta é a seguinte: “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo secretário-geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”. Para escrever suas redações, os estudantes podem buscar inspiração nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
As redações devem ser em formato de carta, escritas a mão, usando caneta esferográfica preta ou azul. Os textos devem ter no máximo 900 palavras. Estudantes interessados devem passar por seleção prévia em suas escolas.
Premiação
Os três primeiros colocados na fase estadual e as respectivas escolas recebem prêmios em dinheiro. O vencedor da fase nacional, além de troféu e R$ 5 mil, representará o Brasil na etapa internacional. A escola receberá o valor de R$ 10 mil.
Em 2016, o concurso teve a participação de mais de quatro mil escolas públicas e particulares em todo o Brasil. A vencedora nacional foi Laryssa da Silva Pinto, moradora de Porto de Trombetas, no Pará. Ela também ficou com menção honrosa na fase internacional. O Brasil é o segundo país em número de vitórias no concurso, com três medalhas de ouro, atrás apenas da China, com cinco.
Para acessar o regulamento completo do concurso, clique aqui.

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site