Enciclopédia online oferece mais de mil verbetes sobre a América Latina

Divulgação

Divulgação


A América Latina e o Caribe são o foco central da nova versão on-line de uma obra ganhadora do Prêmio Jabuti em 2007. Trata-se da Enciclopédia Latinoamericana , reunião de temas e verbetes que cobrem todos os países da região. O portal é uma obra coletiva – há mais de 100 autores envolvidos na elaboração e redação dos verbetes.
Como diz Ivana Jinkings, coordenadora editorial da Boitempo, responsável pela publicação, além da informação o intento é fazer uma obra de resistência. A editora é conhecida por publicar diversos autores à esquerda do espectro ideológico.
Na passagem da versão impressa para a digital, os mais de mil verbetes foram atualizados e alguns novos foram inseridos. O objetivo é que o portal seja utilizado por educadores, estudantes e pesquisadores de forma gratuita.
Entre aqueles que participam da obra estão conhecidos intelectuais como Nestor Canclini, Flavio Aguiar e Francisco Oliveira, além de consultores como Michael Löwy, Aracy Amaral e o já falecido escritor Eduardo Galeano.
As informações podem ser pesquisadas por país, eixo temático, figura histórica ou autor do verbete. São disponibilizados ainda mapas e gráficos encontrados na obra original.
Entre os verbetes, há quatro diretamente dedicados à educação, com dados relativos se não a todos, a vários países: educação/educação popular/fórum mundial de educação/educação, acordos comerciais na. No primeiro – educação – abordam-se questões como alfabetização, expansão, pobreza, democratização, qualidade educativa, investimento, privatização, precarização do trabalho docente, entre outros.
 

Envie um comentário

Your email address will not be published.