NOTÍCIA

Edição 234

Livro mostra como está a física hoje no Brasil

Publicado em 16/11/2016

por Redação revista Educação

capa-livro-fisica-sbf-50-anos-1

Livro mostra como está a física hoje no BrasilEm homenagem aos seus 50 anos, acontecidos em julho último, a Sociedade Brasileira de Física lançou, em versão digital gratuita, um livro comemorativo que coloca em perspectiva o que se tem feito na área no Brasil. Batizado SBF Sociedade Brasileira de Física – 50 anos – 1966 – 2016, está disponível para download aqui.
Área estratégica, a física tem sofrido pela falta de investimentos, seja no campo da pesquisa de ponta, seja na pouca oferta de mão de obra para ensiná-la na educação básica. Os dois aspectos estão presentes na obra, com artigos que abordam o baixo financiamento no Brasil (de autoria de Adalberto Fazzio, USP e UFABC) e o horizonte que se tem aberto com a criação pela própria SBF do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (artigo de Marta Feijó Barroso, da UFRJ).
Mas a obra vai além desses dois aspectos. Traz um panorama histórico das pesquisas no Brasil entre os anos 30 e os 60, quando nascia a SBF; artigos sobre as grandes fronteiras da física no momento atual (nuclear e suas aplicações, partículas e campos, física de plasmas, entre outros), suas interações com outras áreas do conhecimento que prometem grandes avanços, como a biologia e a matemática, além de interessantes recortes acerca da atuação feminina, das olimpíadas de física, ou de colaborações internacionais.
Para quem não consegue vislumbrar os efeitos práticos dos conhecimentos na disciplina, um infográfico mostra como ela influenciou nosso cotidiano nas últimas décadas, possibilitando as telecomunicações por fibra ótica, as câmeras digitais, os exames de imagens e o sequenciamento genético, por exemplo.

Autor

Redação revista Educação


Leia Edição 234

chalk-672187_1920

Alunos gostam de professores mas criticam didática

+ Mais Informações
caras

O que os professores pensam sobre a reforma no ensino médio

+ Mais Informações
peao

Quais os desafios para a reforma do ensino médio

+ Mais Informações
Paulo Freire

O importante legado de Paulo Freire

+ Mais Informações

Mapa do Site