Inscrições presenciais para o Projeto Redigir começam em 15 de julho
Publicado em 08/07/2016
A partir do dia 15 de julho, o Projeto Redigir, da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), recebe inscrições para seu curso de Comunicação e Cidadania. Com duração de um semestre, as aulas apresentam tópicos da língua portuguesa, além de debates sobre temas atuais.
Elementos do universo da gramática, literatura e outras artes são abordados para que o participante construa, ao longo dos encontros, uma visão da língua como um alicerce para umprotagonismo cidadão. Com isso, o projeto pretende destacar a escrita e a oralidade como instrumentos da comunicação cotidiana.
As aulas começam a partir de agosto, uma vez por semana na própria cidade universitária. O público é formado por idosos, adultos e jovens a partir de 16 anos. Todos devem possuir ensino fundamental completo e não devem ter estudado em universidades públicas.
Para efetuar a inscrição, o candidato deve comparecer à ECA nos dias estabelecidos e preencher uma ficha. A seleção é feita com base em critérios socioeconômicos e as inscrições irão durar até o último sábado de julho (30).
O curso terá início a partir do dia 6 de agosto, dependendo da turma na qual cada educando ficar.
Inscrições
Datas: 15/07, 16/07, 22/07, 23/07, 29/07 e 30/07
Horários de atendimento: sextas-feiras, das 9h às 14h e das 18h às 21h; e sábados, das 9h às 13h.
Endereço: Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Bloco 2 – Sala 13.
Documentos necessários: cópia de RG, cópia de comprovante de renda de todos que contribuem financeiramente na casa e cópia de comprovante de escolaridade do último nível cursado (ensino fundamental, médio ou superior, se houver).
Turmas – Segundo semestre de 2016
No ato da inscrição, o candidato pode optar pelos seguintes horários:
Terça-feira (noturno) – das 19h30 às 22h30;
Sexta-feira (matutino) – das 9h às 12h;
Sábado (matutino) – das 9h30 às 12h30.
O que é o Redigir?
O Redigir é um projeto de extensão da Universidade de São Paulo. Atualmente, alunos voluntários de diversos cursos e unidades da USP atuam como educadores em favor de uma educação libertária e horizontal. O enfoque é a comunicabilidade e a compreensão da língua como um mecanismo vivo.
Em sua criação, em 1999, o curso focava nos conteúdos cobrados no vestibular, mas foi mudando ao longo do tempo. A Língua Portuguesa, vista comumente como vilã das aprovações escolares e de concursos, hoje é trabalhada, no Redigir, como meio de expressar sentimentos, opiniões e direitos. Com tal transformação, a cidadania tornou-se o carro-chefe dos encontros.
Para mais informações, acesse: https://projetoredigirecausp.wordpress.com/