Notícias

Jovem cria jogos que auxiliam ensino de conceitos matemáticos

Pernambucano foi motivado por dificuldade na disciplina que enfrentava durante a escola

Publicado em 26/11/2015

por Redação revista Educação

A matemática é sempre apresentada às crianças e adolescentes como um monstro de sete cabeças quase impossível de ser domado. Para reverter este quadro, o estudante de Informática Wilk Oliveira desenvolveu dois jogos virtuais que encaram a disciplina de uma forma lúdica. O trabalho foi sua conclusão de curso e, por causa dele, o jovem de 23 anos recebeu o prêmio de melhor TCC dos cursos de graduação em Informática na Educação do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), promovido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Os jogos foram aplicados em escolas públicas da região do agreste pernambucano. Os professores que quiserem aplicá-los em suas aulas poderão solicitar através do site de Wilk.

O primeiro jogo é uma versão virtual de um tabuleiro. Em Conquistando com Resto, estão dispostos alguns números. Para avançar é necessário jogar um dado e dividir o numero da casa pelo valor sorteado. O resto da divisão é a quantidade de casas que o jogador deve avançar. O segundo deles é o Desafios com Palitos, em que estão dispostos alguns palitos de fósforos. Com eles, o aluno deve fazer equações, desenhos, além de formar algarismos romanos alterando apenas alguns palitos de lugar.

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site