Notícias

4 grandes tendências de tecnologia na educação para 2016

Painel no Grande Encontro da Educação apontou recursos que poderão entrar nas escolas no próximo ano; confira

Publicado em 09/10/2015

por Redação revista Educação

O mundo mudou muito nos últimos anos, e as escolas devem acompanhar este processo. Pensando nisso, o Grande Encontro de Educação, realizado pela revista Educação em São Paulo nesta semana, trouxe um painel sobre as grandes tendências de tecnologia no setor. Para debater o assunto, foram chamados Renato Júdice, do Colégio Elvira Brandão, Ricardo Santos, da Cisco, e Diego Volpe, da Intel.

Confira quatro tendências apontadas no encontro:

1 – Trazer seu próprio aparelho
Laboratórios equipados com centenas de tablets não serão uma realidade no futuro, segundo os especialistas. Os alunos poderão levar seu próprio celular ou tablet para a escola. Assim, é importante que o ambiente esteja preparado com uma boa conectividade wi-fi. Renato Júdice também lembra que é importante coragem para autorizar o uso do celular e, junto com os alunos, definir regras para seu uso;

2 – Vídeo e colaboração
É cada vez mais comum não só o consumo de vídeos em sala de aula, mas a produção de conteúdo audiovisual pelos alunos e professores. A linguagem pode ser uma alternativa para os estudantes apresentarem o conteúdo apreendido em determinada matéria, por exemplo;

3 – Segurança
O debate sobre a segurança dos dados na internet está cada dia mais presente. Casos no Brasil já mostraram que a informatização dos processos da escola deve vir acompanhada de cuidado redobrado para que arquivos e informações não saiam do controle.

4 – Internet das coisas
Crescentemente, os objetos do nosso dia a dia terão conectividade à internet e fornecerão possibilidade de aprendizagem. Segundo os debatedores, esta realidade pode parecer distante, mas a internet das coisas já está sendo usada a favor da educação na Europa. Esta tendência pode ser incorporada a projetos que sejam realizados em espaços maker, por exemplo.

 

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site