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Ensino Médio

Ciência aplicada

Estudo mensurou a habilidade de empregar conceitos científicos em situações cotidianas

Publicado em 16/12/2014

por Redação revista Educação

A maioria (52%) daqueles que cursaram ou estão cursando o ensino médio não tem conhecimentos e habilidades necessárias para resolver problemas ou interpretar informações de natureza científica. Eles possuem um letramento científico rudimentar, de nível 2, segundo o estudo realizado pelo Instituto Abramundo, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Grupo IBOPE, e à ONG Ação Educativa.

O levantamento também mostrou que apenas 4% das pessoas desses grupo podem ser consideradas proficientes em ciências. Há ainda uma fatia considerável, 14%, que se encontra no nível 1, mesmo após passar por, no mínimo, nove anos de estudo. Nesse estágio, os indivíduos não conseguem mobilizar conhecimentos para compreender a realidade e dependem de informações apresentadas de forma explícita (veja mais ao lado).

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Apesar disso, os impactos da escola são positivos. O Indicador de Letramento Científico Abramundo (ILC) mostra que quanto maior a escolaridade completa, maior a proporção de pessoas nos níveis 3 e 4. Contudo, houve concentração de mais de 50% das pessoas nos níveis 3 ou 4 somente a partir do grupo de pessoas com, no mínimo, ensino superior completo.

Esta é a primeira edição do estudo, que neste ano envolveu análises de 2.002 casos representativos da população de 15 a 40 anos, com, no mínimo, quatro anos de estudos, e residentes no Distrito Federal e em nove regiões metropolitanas brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba e Belém).

Eles foram estimulados a empregar e interpretar conceitos científicos em problemas formulados com situações cotidianas. As perguntas mensuraram o domínio da linguagem (conhecimento sobre as nomeações relativas ao campo das ciências); os saberes práticos (como são colocados em prática os conhecimentos científicos e quais os valores atribuídos a essas práticas); e as visões de mundo (como os conhecimentos científicos pautam a visão de mundo dos entrevistados). A partir das respostas e com base no conjunto de habilidades que cada indivíduo demonstrou ter para responder às questões, foi possível estabelecer os quatro níveis de letramento científico usados como refererência.

Autor

Redação revista Educação


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