NOTÍCIA

Ensino Superior

A questão é…

Como a instituição dá as boas-vindas aos alunos? Célio Antunes / Impacta Na Faculdade Impacta de Tecnologia as boas-vindas começam no processo seletivo, quando convidamos os candidatos para a palestra Carreira 360 Graus. No primeiro dia temos a aula magna, que inicia o semestre e […]

Publicado em 25/08/2014

por Ensino Superior

Como a instituição dá as boas-vindas aos alunos?
1Célio Antunes / Impacta
Na Faculdade Impacta de Tecnologia as boas-vindas começam no processo seletivo, quando convidamos os candidatos para a palestra Carreira 360 Graus. No primeiro dia temos a aula magna, que inicia o semestre e traz informações do nicho em que atuamos, e mostramos como um conceito trabalhado em aula soluciona problemas na vida real. Depois, apresentamos o conteúdo programático e o OPE (Oficina de Projeto Empresarial), no qual o aluno busca no mercado alguma necessidade de aplicação para ser desenvolvida durante o curso. Assim, ele praticamente cria e desenvolve uma start-up com o apoio do Impacta Empreenda 360 Graus.
 
2Vera Ramirez / Unilasalle
O Unilasalle Canoas recebe seus alunos este ano com uma proposta nova: o College Week. Será um mês de atividades, começando por uma Blitz de Acolhida, em que funcionários, professores e acadêmicos recepcionarão os novos alunos com brindes e material informativo. Haverá também atrações no Palco Aberto College Week, oportunidade para a apresentação de talentos culturais dos próprios alunos – bandas, peças, stand up comedy entre outros. Com a proposta do College Week, o Unilasalle cria um ambiente acolhedor e de incentivo a talentos culturais, personalizando o atendimento ao aluno com uma proposta humanizadora, que está na essência da instituição.
 
3Nelson Jimenes / Fipa
Damos as boas-vindas ao ingressante por meio do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE). Na aula inaugural o aluno recebe informações do funcionamento da instituição e um exemplar do Manual de Orientação do Estudante e ocorrem palestras e apresentações culturais. Durante a primeira semana fica a cargo de cada coordenador de curso uma programação específica, que abrange desde o conhecimento da matriz curricular e respectiva carga horária, até as demais necessidades didático-pedagógicas. Compete à direção-geral reafirmar aos alunos o compromisso de promover ensino de qualidade, a dedicação aos estudos e a prática dos princípios de boa cidadania, visando prepará-los para o bom exercício profissional.
 
4Andrea Sendulsky / Faap
O primeiro dia de aula na Faap é de integração entre calouros e veteranos. A instituição realiza, desde 2009, o Trote Solidário, com o objetivo de evitar os trotes convencionais,   promover a interação e desenvolver o espírito de solidariedade e cidadania nos alunos. Para isso, há uma programação elaborada especialmente para a ocasião, com provas entre equipes, shows de stand up comedy, entre outras atividades. A ação envolve ainda arrecadação de alimentos e voluntariado em ONGs.  No total, a iniciativa – desde 2009 – já arrecadou mais de 12 mil quilos de alimentos que ajudaram mais de 20 ONGs a dar continuidade aos seus trabalhos.

Autor

Ensino Superior


Leia Ensino Superior

Foto 1 - V Balanzá_3

Saúde mental dos universitários de diferentes países em alerta

+ Mais Informações
shutterstock_1528360379

Com poucos professores negros, faculdades não possuem programas...

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior destaque

Cai ingressantes de até 24 anos

+ Mais Informações
IMG_20220315_145850155_

Universitários ganham banco digital

+ Mais Informações

Mapa do Site