NOTÍCIA

Formação docente

O segredo está na formação

Cúpula Mundial de Inovação para a Educação é realizada no Qatar Um está na Ásia e outro na Escandinávia; as culturas, costumes e tradições também são totalmente diferentes. Mas um aspecto une a Finlândia e Cingapura: os altos índices na área da educação. Por isso, […]

Publicado em 07/01/2014

por Redacao

O segredo está na formação

Cúpula Mundial de Inovação para a Educação é realizada no Qatar

Um está na Ásia e outro na Escandinávia; as culturas, costumes e tradições também são totalmente diferentes. Mas um aspecto une a Finlândia e Cingapura: os altos índices na área da educação. Por isso, ambos têm muito a compartilhar nessa área, contando o que fazem e como fazem para educar seus jovens. E foi justamente esse o tema de uma conferência realizada no Catar durante a Cúpula Mundial de Inovação para a Educação (WISE, na sigla em inglês).

Pasi Sahlberg, do Ministério da Cultura e Educação da Finlândia, contou que os investimentos na carreira do professor constituem o elemento-chave para o sucesso das políticas educacionais de ambos. Na Finlândia, para exercer a função de docente, os profissionais devem possuir título de mestrado e passar por um rigoroso processo seletivo, onde é aprovado um em cada dez candidatos. Em Cingapura, a formação também é rigorosa e exige dos mestres uma enorme dedicação. A rotina de trabalho e treinamentos é de dez horas, em média. Outro ponto em comum é o fato de que tanto o país nórdico como a cidade-Estado asiática estimulam o trabalho conjunto de professores e coordenadores pedagógicos e o compartilhamento de boas práticas.

Em sua sexta edição, o evento foi realizado em novembro de 2013 pela Qatar Foundation, entidade que promove atividades de ensino e pesquisa.

Autor

Redacao


Leia Formação docente

licenciatura-ead

Licenciaturas a distância estão em xeque. Governo deve mudar regras

+ Mais Informações
entidades-regulamentação-ead

Entidades pedem que EAD seja regulamentado

+ Mais Informações
vera-cruz-pedagogia

Curso de pedagogia do Instituto Vera Cruz inova com didáticas específicas

+ Mais Informações
iniciativas de professores_destaque

Conheça iniciativas de professores que engajam estudantes e comunidade...

+ Mais Informações

Mapa do Site