Alunos do Colégio Equipe, em São Paulo, visitam usinas de açúcar para ver de perto o conteúdo aprendido em sala de aula
Publicado em 14/05/2012
* Ciências da natureza e suas tecnologias
Competência: Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos
Algumas das habilidades que compõem essa competência:
– Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
– Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
* Fonte: matriz de referência do Enem
Em tempos de crise energética mundial, o Brasil se apresenta como uma alternativa ao petróleo, oferecendo combustíveis ditos ecológicos, como é o caso do álcool e do biodiesel, classificados como fontes renováveis de energia. Existe, entretanto, uma grande discussão em torno dos reais impactos ambientais causados por esses combustíveis, além da questão social que envolve a produção da cana-de-açúcar. Nessa perspectiva, o Colégio Equipe, em São Paulo, realiza com seus alunos do primeiro ano do ensino médio um estudo do meio na região de Ribeirão Preto, com o objetivo de conhecer de perto o funcionamento das usinas de açúcar.
Alunos de ensino médio visitam usinas de açúcar no interior de São Paulo |
Durante três dias de viagem, os estudantes seguem um roteiro preparado não só pelos professores de biologia, como também os de filosofia, química, física, história e geografia. Nele os alunos são orientados a observar a mudança da paisagem ao longo do percurso e registrar suas observações sobre as formas do relevo e características do solo. Além disso, fazem visitas monitoradas às usinas e aprendem sobre especificidades do plantio da cana, como a preparação do solo, tempo de maturação e substâncias químicas usadas na plantação. Outra proposta da atividade é entrevistar a população, preferencialmente os cortadores de cana, e refletir sobre suas condições de trabalho.
Há também a apresentação de palestras, além de plenárias organizadas entre os alunos a fim de discutir sobre o que foi coletado e visto durante o dia. A diretora pedagógica Luciana Fevorini ressalta a importância do debate para o desenvolvimento da argumentação, mas lembra que “antes de ir a campo, os alunos estudam em sala de aula os conteúdos necessários para a compreensão da atividade. Conteúdos como a questão da agroindústria brasileira, o aquecimento global e o uso de combustíveis renováveis fazem parte do nosso currículo”, esclarece.
+ Leia mais:
– Por meio de filmes e de redes sociais, alunos debatem a questão da migração no país