NOTÍCIA
Inscrições para o Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa vão até o dia 20 de maio
Até 20 de maio, educadores de todo o mundo poderão se inscrever no Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa. O objetivo é reconhecer educadores que trabalham de forma inovadora com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com alunos de idades entre 3 e 17 anos.
O prêmio pretende identificar, reconhecer, valorizar e divulgar as melhores iniciativas de uso das tecnologias nos processos de ensino. Podem ser inscritos trabalhos desenvolvidos entre abril de 2011 e abril de 2012. Existem três categorias separadas por faixa etária: a primeira engloba trabalhos direcionados a alunos entre 3 e 8 anos; a segunda para alunos entre 9 e 14 anos; e a terceira para jovens entre 15 e 17 anos.
Dentro das respectivas categorias, os professores têm quatro opções de modalidade: 1) suporte à aula com recursos digitais e mulltimídia; 2) exercícios interativos para praticar na classe; 3) produção de conteúdos e trabalhos em grupo; 4) projetos colaborativos interescolares. Cada docente poderá inscrever até três trabalhos. Professores poderão, também, formar grupos para inscrição conjunta, porém um deles precisa ser o responsável.
A organização do prêmio oferece espaços de encontro e intercâmbio sobre a metodologia que guia a iniciativa, e assessoria aos participantes, para a seleção da ferramenta tecnológica mais apropriada para a apresentação dos trabalhos, que podem ser apresentados em espanhol, português ou inglês.
A avaliação dos projetos inscritos ocorrerá até setembro e será feita por júri composto por especialistas e representantes da Fundação Telefônica. A premiação acontecerá em Lima (Peru), em novembro, por ocasião do VII Encontro Internacional de Educação. No total, serão premiados 39 trabalhos, número que engloba os três primeiros colocados em todas as categorias e modalidades e inclui três prêmios especiais conferidos pelo júri: o primeiro, ao melhor trabalho colaborativo entre professores e alunos de diferentes países; o segundo, para o uso da tecnologia junto a alunos com necessidades especiais; e o terceiro, a ser votado pelos participantes entre uma seleção dos jurados.
Os vencedores ganharão equipamentos tecnológicos, como notebooks, tablets e lousas digitais. Será dado um aparelho ao professor e outro à escola sala. Mais informações: www.educarede.org.br/premiointernacional.