NOTÍCIA
Em setembro de 2025, EE Parque dos Sonhos em Cubatão venceu premiação internacional na categoria Superação de Adversidades; conquista levou à criação da Rede Escola dos Sonhos, pela Seduc-SP
O projeto de convivência implantado na Escola Estadual Parque dos Sonhos, que levou a unidade de ensino de Cubatão a conquistar, em 2025, o Prêmio Melhor Escola do Mundo, vai inspirar a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) a implantar, no próximo ano letivo, a Rede Escola dos Sonhos.
Ações que levaram a unidade de ensino a conquistar a premiação internacional na categoria Superação de Adversidades devem ser replicadas em 100 unidades localizadas em 30 unidades regionais de ensino (UREs) do estado de SP.
—————————–
Atividades extracurriculares podem ajudar no desenvolvimento de competências socioemocionais
—————————–
As 100 unidades de ensino que integrarão a Rede Escola dos Sonhos serão indicadas pelas regionais. Por sua vez, as 30 regionais destacadas estão em localidades com maior índice de vulnerabilidade, que abrangem a capital e RMSP, Campinas, São José do Rio Preto e São Vicente.

Diretor Régis Marques com seus estudantes comemoram reconhecimento internacional (Foto: divulgação/Seduc-SP)
A Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão, a qual acolhe jovens de área vulnerável, recebeu o World’s Best School Prize, da T4 Education, a partir de um projeto de acolhimento, conexão e cultura de paz dos estudantes, além da superação de episódios de violência, com foco no aprendizado e 21 projetos complementares de cultura e esporte, como a patinação artística.
Na Escola Parque dos Sonhos, destaca o diretor Régis Marques, todos os estudantes são conhecidos por seus nomes e os professores são considerados e motivados a criar projetos com os quais eles se identificam, em complemento às aulas do Currículo Paulista.
“Temos 21 projetos propostos e implantados pelos professores e nossos estudantes são reconhecidos regionalmente no vôlei, por exemplo, e internacionalmente na patinação artística. Nossa escola desenvolve ainda o projeto ‘A Escola vai à sua Casa’, em que nossos professores visitam as casas dos nossos estudantes, em mais uma forma de nos aproximar das famílias”, explica o diretor Régis Marques.
—————————–
Escola que se abre para o entorno tanto aprende quanto ensina
—————————–
Além da premiação, o diretor Régis, que está à frente da transformação da escola desde o início de sua gestão, em 2016, aponta outro ganho para a unidade: ele não registra um boletim de ocorrência por invasão e vandalismo desde 2021.
A metodologia de implantação da Rede Escola dos Sonhos será norteada a partir de três pilares e acompanhadas, na Seduc-SP, pelo Conviva:
As 100 escolas vivenciarão uma jornada estruturada em eixos temáticos como: arte e cultura, esporte e cooperação, sustentabilidade, mediação e comunicação.
“A Rede Escola dos Sonhos se consolidará como um modelo de política pública que reconhece o protagonismo das escolas, promove inovação nas práticas de convivência e ampliará o alcance dessa experiência bem-sucedida para toda a rede estadual”, complementa Daniele Quirino, diretora do Conviva (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar), da Seduc-SP.
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——