NOTÍCIA

Academia Líderes de Educação

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 07/10/2025

Formação de líderes pedagógicos: aprender a liderar para transformar a educação

Liderar vai além de planejar ou supervisionar, e inclui construir comunidades de aprendizagem profissional

Por Aline Evangelista Martins*, coordenadora do Centro de Formação da Vila | A gestão escolar tem ocupado, nas últimas décadas, um lugar de destaque no debate educacional. Se, há alguns anos, as atenções se concentravam quase que exclusivamente nos currículos, nas metodologias de ensino e nos recursos didáticos, hoje se reconhece que a qualidade da liderança exerce impacto direto e significativo sobre a aprendizagem dos estudantes.

Essa noção de liderança surgiu em oposição a concepções mais administrativas da gestão escolar, que privilegiavam aspectos burocráticos e operacionais em detrimento da dimensão pedagógica. Nesse contexto, estudos passaram a enfatizar que a função central das escolas é assegurar a aprendizagem dos estudantes e, portanto, a liderança deveria estar diretamente orientada a esse objetivo.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Leia também

Caminhos alternativos para o aprendizado de qualidade

Fernando Hernández: escola como espaço de resistência e abertura

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

——-

Evento

Aline Martins é uma das palestrantes do evento da Academia Líderes de Educação (nova iniciativa da revista Educação) e falará, justamente, sobre como preparar líderes pedagógicos. Clique aqui para saber mais. O evento acontece hoje, 7, na cidade de SP, e conta com outros painéis.

——-

Estudos relevantes na área, como o de Leithwood et al. (2008), ressaltam que, depois do trabalho direto dos professores em sala de aula, a liderança é o segundo fator intraescolar que mais contribui para o desempenho acadêmico. Hattie (2012), por sua vez, destaca o papel da liderança na construção de uma mentalidade voltada à eficácia colaborativa. Essas e outras perspectivas contribuem para a constatação de que liderar vai além de planejar ou supervisionar, e inclui construir comunidades de aprendizagem profissional.

Ante a relevância, a complexidade e a amplitude da atuação do líder pedagógico, cabe perguntar: como formar profissionais para assumir a liderança pedagógica? Que práticas e metodologias são comprovadamente eficazes para a construção das competências profissionais do líder pedagógico? 

Antes de tudo, é preciso levar em conta a homologia dos processos: da mesma forma que esperamos que os líderes mobilizem suas equipes a partir de práticas consistentes, sustentadas por evidências e voltadas para a aprendizagem, os programas de formação de líderes também precisam se organizar a partir desses mesmos princípios. Ou seja, o marco teórico deve ser o mais relevante, consistente e atualizado possível, mas não basta transmitir conteúdos; é necessário criar experiências formativas em que esses conteúdos sejam mobilizados para o exercício das práticas reconhecidas pela literatura como eficazes, em um ambiente de colaboração e de construção coletiva.

lideranças pedagógicas

Aline Evangelista Martins participa do evento da revista Educação para liderança escolar (foto: divulgação)

Líderes pedagógicos e a aprendizagem constante

Formações bem-sucedidas configuram-se como verdadeiras comunidades de aprendizagem, nas quais os líderes ou futuros líderes podem experimentar, discutir, errar e refazer caminhos, sempre ancorados em referenciais sólidos, tendo em conta — e conhecendo de forma cada mais profunda — o próprio contexto. Além disso, é crucial que tais programas favoreçam o desenvolvimento da capacidade de autoavaliação e de reflexão contínua sobre a prática, condição indispensável para que o líder pedagógico possa ajustar rotas, ampliar repertórios e gerir seus próprios processos formativos.

A conjugação entre teoria, prática, conhecimento do contexto de trabalho, interlocução com os pares e autoconhecimento cria um terreno fértil para que os líderes pedagógicos modelem comportamentos, pratiquem escolhas conscientes e construam projetos de liderança capazes de transformar as escolas em comunidades educativas mais potentes, justas e comprometidas com a aprendizagem de todos os estudantes.

*Aline Evangelista Martins é formadora e coordenadora do Centro de Formação da Vila. Bacharel em Letras e Jornalismo, é especialista em Avaliação de Programas e Políticas Públicas e mestre em Educação, com pesquisa sobre formação do leitor literário.  Foi professora de língua portuguesa e literatura por muitos anos na Escola da Vila. É autora de materiais didáticos para o ensino fundamental e para o ensino médio e atua também como consultora em educação para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Referências bibliográficas

Leithwood, K., Harris, A., & Hopkins, D. (2008). Seven strong claims about successful school leadership. School Leadership & Management, 28(1), 27–42. https://doi.org/10.1080/13632430701800060.

HATTIE, John. Visible Learning for Teachers: Maximizing Impact on Learning. London: Routledge, 2012.

 

Saiba mais sobre o evento clicando aqui.

É liderança escolar? Faça parte da Academia Líderes de Educação gratuitamente. Clique aqui.

 


Leia Academia Líderes de Educação

gestao-escolar

Cultura institucional pautada no cuidado e gestão de dados: a...

+ Mais Informações
centro-de-formacao-da-vila

Formação de líderes pedagógicos: aprender a liderar para transformar a...

+ Mais Informações
caminhos para aprendizado

Caminhos alternativos para o aprendizado de qualidade

+ Mais Informações

‘Em tempos turbulentos, como manter a escola firme’: veja...

+ Mais Informações

Mapa do Site