NOTÍCIA
Advogada Kelli Angelini, finalista do prêmio Jabuti 2024, fala sobre o tema no novo episódio do ‘Brasil Educação’
Como prevenir bullying e cyberbullying? Qual o papel das escolas e das famílias? Essas são algumas questões abordadas pela advogada Kelli Angelini, especializada na interseção entre direito digital e educação digital, no novo episódio do podcast Brasil Educação. Kelli foi finalista do prêmio Jabuti 2024 na categoria educação com o livro Segredos da internet que crianças e adolescentes ainda não sabem (ed. Inverso).
Na conversa com a apresentadora Tatiana Pita, Kelli destaca a importância da formação em relação ao tema — e não só dos professores, mas de todos que fazem parte da escola, como porteiros, inspetores e seguranças, por exemplo. “A capacitação das equipes pedagógicas e de toda a escola na prevenção e combate ao bullying é uma obrigação legal e um mecanismo de defesa da escola para não ter responsabilização jurídica e para realmente cuidar dos seus alunos”, afirma.
—–
Convivência escolar: como combater bullying e outras violências
Bullying e cyberbullying: colegas podem ser ‘pontos de luz’, diz consultor
—–
A advogada frisa que as famílias também têm um papel na prevenção. Ela exemplifica: embora as famílias não queiram que seus filhos sofram bullying, o que fazem para evitar que eles o pratiquem? “Se a gente tem alguém sofrendo, é porque tem outra criança ou adolescente praticando”, reflete. “A escola não tem obrigação de resolver tudo sozinha, tampouco de formar esses cidadãos, que estão em crescimento, sozinha.”
Deezer: https://deezer.page.link/QaJqtbU7EkJEGf257