NOTÍCIA

Escolas Mais Admiradas

Para ser admirada, gestão escolar precisa ter visão sistêmica

Andrezza Amorelli já foi diretora de escola e hoje é mentora de inovação escolar. Ela destaca as habilidades que a gestão precisa desenvolver para tornar sua instituição admirada

Publicado em 11/03/2024

por Maria Eugênia

Para construir uma boa gestão escolar é necessário buscar atualização constante e assim proporcionar um ambiente saudável e acolhedor para os alunos e profissionais da instituição. Mas, quais habilidades o gestor/gestora precisa desenvolver para tornar sua escola admirada? 

 

Andrezza Amorelli, que já atuou como diretora, gerente e professora dentro de colégios, hoje atende 14 escolas desenvolvendo planejamento estratégico e mentoria, tudo visando a inovação escolar. Aqui ela destaca alguns pontos que a gestão escolar precisa desenvolver, entre eles, buscar formação continuada, por exemplo, aprendizagem de ferramentas de gestão. Porém, para se abrir ao novo, é preciso aceitar uma mudança interna.

________________________________

Leia também 

Gestão escolar deve prezar pela educação democrática e antirracista

Tecnologia digital sim, mas com planejamento pedagógico

________________________________

 

“Todo o processo de aprendizagem começa com a gente, isso para mim é uma coisa muito clara. Você só consegue dar novos passos, melhorar o que você faz, se você muda você primeiro”, afirma Andrezza, que também é a curadora do evento da revista Educação, Escolas Mais Admiradas, que acontecerá em 19 de junho, na Fecap, Liberdade, SP (mais informações sobre o evento no final da matéria).

Gestão escolar

Firmar a identidade da escola, orienta Andrezza Amorelli (Foto: Fernando Gardinali)

Desafios na hora de destacar a escola 

 

As escolas referências dentro e fora do Brasil possuem uma identidade forte, objetivos e metas claras, por isso se destacam, segundo Andrezza Amorelli. Para fortalecer essa identidade, é preciso privilegiar a estrutura e o desenvolvimento da instituição. 

 

“Se a escola tem objetivos claros, metas claras, estruturou onde quer chegar, ela consegue ter um programa de formação de professores mais efetivo, consegue com essa clareza, engajar a comunidade escolar no processo da escola, na identidade daquela escola. Consequentemente, isso reflete naquele estudante na sala de aula”, argumenta Andrezza Amorelli.

 

Contudo, para desenvolver uma boa gestão, existem obstáculos no meio do caminho. Amorelli declara que o principal desafio é entender o que são as qualidades da instituição. 

 

“O grande obstáculo é ela [escola] ter clareza de quais são suas fortalezas. É preciso parar para entender as fortalezas e comunicar isso muito bem. Eu só sou admirada quando eu sei o que eu sou capaz de fazer, quando sei o que é a minha potência”, destaca. 

 

Ou seja, se o gestor ou gestora não entende quais são os seus diferenciais e não os admira, as outras gestões também não farão isso. 

 

Habilidades para uma boa gestão escolar

 

Andrezza faz referência ao livro A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende (ed. Bestseller) quando fala sobre as habilidades essenciais para os gestores e gestoras. Para ela, domínio pessoal, modelo mental, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e visão sistêmica, as cinco ‘disciplinas’ trabalhadas no livro, são essenciais para o desenvolvimento desse profissional.

 

Gestores com domínio pessoal conseguem construir e inovar diante de mudanças, a habilidade de modelo mental também permite que os profissionais ressignifiquem a forma de pensar ao aprender com o outro. 

 

A visão compartilhada permite que o gestor crie uma organização em que a soma de várias visões se torne uma única. Já a aprendizagem em equipe ajuda o profissional a criar um ambiente seguro para o diálogo dentro da escola. Por fim, a visão sistêmica conecta o gestor com os outros profissionais. 

________________________________

Leia também 

Bullying e cyberbullying: colegas podem ser ‘pontos de luz’, diz consultor

E se a Coca-Cola combatesse a desinformação?

________________________________

 

Construir os documentos identitários, gastar tempo olhando o projeto político-pedagógico, desenhar o descritivo de função, escrever o processo, estruturando a gestão também são etapas importantes para a consultora.

 

“Se eu escrevo o processo é para apoiar o trabalho das pessoas, se o desenho descritivo de função é para ter claro o processo de desenvolvimento dos meus funcionários, se escrevo o projeto político-pedagógico, é para eu poder aprimorar as práticas das pessoas dentro da escola”, explica.

 

Pesquisa e evento Escolas Mais Admiradas

 

A revista Educação traz em sua trajetória de 28 anos a idealização e organização de eventos e premiações, como o Prêmio Top Educação, que entra em sua 18ª edição, e o Grande Encontro da Educação, com oito edições realizadas. Este ano, lançamos mais uma novidade, dessa vez em dobro, a pesquisa Escolas Mais Admiradas pela gestão escolar, com votação aberta até 19 de abril, e em 19 de junho, em SP, um evento presencial para profissionais da educação conhecerem e se inspirarem nas escolas mais admiradas tanto da rede pública quanto da particular.

 

“A escola vê tanta dor hoje, tanto problema, que ela não consegue mais se ver admirável. Então, como é importante a gente ressaltar isso: ‘Escola, você é admirável, você faz diferença, você faz sentido para o que é o propósito de melhoria do mundo”, reconhece Andrezza Amorelli, curadora do evento Escolas Mais Admiradas.

 

Clique aqui para votar e saber mais mais sobre o Escolas Mais Admiradas.

________________________________

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

________________________________

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Maria Eugênia


Leia Escolas Mais Admiradas

gestão democrática

O impacto da gestão democrática na construção de uma comunidade...

+ Mais Informações
José Pacheco

José Pacheco convoca para novas construções sociais de aprendizagem

+ Mais Informações
Bárbara Carine

Como ser um educador(a) antirracista segundo Bárbara Carine

+ Mais Informações
transformações escolares

Para discutir transformações da escola é preciso pensar nas...

+ Mais Informações

Mapa do Site