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Conheça a tecnologia inovadora do Nearpod que desperta alto envolvimento de professores e estudantes no processo de aprendizagem, além de oferecer fácil integração com ferramentas já existentes
Publicado em 18/10/2021
Atenção, gestor de instituição de ensino: nos seis passos abaixo você compreenderá como a tecnologia Nearpod maximiza as experiências de interação e aprendizagem envolvendo professores e estudantes de forma inteligente e conectada.
O Nearpod já está disponível para escolas brasileiras. Utilizada por mais de 1,2 milhão de educadores em todo o planeta, oferece dados em tempo real para avaliar a aprendizagem e fazer ajustes imediatos.
“Seja usando aulas e vídeos interativos ou aprendizagem gamificada, os professores obtêm insights em tempo real sobre o desenvolvimento dos alunos”, comenta a gerente de sucesso do cliente do Nearpod, Bianca Julio.
Além disso, as bibliotecas do produto apresentam mais de 15 mil aulas, vídeos e atividades, criados em parceria com as principais editoras do mundo, como Common Sense Education e Smithsonian. Já existem casos de escolas brasileiras que desenvolvem bons trabalhos em sala de aula, utilizando a ferramenta de interatividade: é o caso do colégio Visconde de Porto Seguro, capital paulista e o colégio Farroupilha, em Porto Alegre, RS.
Para construir essa rede de boas práticas, temos aqui dois especialistas em tecnologia da educação: a gerente Bianca Julio, e o cofundador da Z26 Metaeducação, o professor Antônio Ferro. Confira, a seguir, os seis passos.
É fundamental reconhecer que o papel do professor nunca será substituído, sendo assim, é importante oferecer uma plataforma que amplie as capacidades desse profissional. “Criaram uma ferramenta que permite aos educadores tirar o máximo proveito dessa nova tecnologia”, explica a gerente Bianca Julio. Estamos falando aqui de uma ferramenta de instrução totalmente interativa, que adota várias soluções em uma, fornecendo conteúdo, mais de 20 avaliações formativas e atividades de engajamento, entre outras possibilidades.
De nada adianta buscar solução para uma demanda específica da sua escola se esse recurso assumir o papel de uma ilha. O gestor deve sempre buscar a plena integração com os recursos já existentes e em uso – como LMS -, além de plataformas de videoconferência. “O objetivo é o de expandir a acessibilidade”, esclarece Ferro.
Os professores podem fazer upload de suas próprias aulas em aplicações como o PowerPoint, Google Slides ou, ainda, criar uma aula diretamente na plataforma. “A criação de aulas é rápida e fácil, com a opção de adicionar avaliações e atividades formativas para a participação e envolvimento constante do aluno”, complementa.
Cada vez que se investe em tecnologia na educação, o gestor deve pensar em como aproveitar da melhor forma os recursos novos e os já existentes. “As escolas podem integrar facilmente as soluções de tecnologia em operação, como plataformas de SSO e LMS, enquanto fornecem as ferramentas interativas de aprendizagem aos alunos de hoje”, pontua Bianca Julio
Outra questão relevante, do ponto de vista da gestão, é incentivar, com a implementação dessa proposta, conceitos importantes nos dias de hoje, como a consistência instrucional e a colaboração com o compartilhamento centralizado de lições e conhecimento.
A cada nova implementação é importante encontrar bases sólidas para que o novo recurso seja aproveitado ao máximo na sua escola. “Aqui estamos falando de uma equipe de mais de 300 funcionários, incluindo um robusto time que se concentra no sucesso do cliente (customer success), o que abrange treinamento específico sob medida para a instituição, treinamento contínuo por meio de nosso programa de desenvolvimento profissional e muito mais”, detalha a gerente.
Estar na nuvem permite que docentes e estudantes possam acessar suas aulas de qualquer dispositivo, não precisando depender do mesmo dispositivo ou conexão, incluindo laptops, aparelhos móveis, tablets e computadores pessoais.
Para “alimentar” os conteúdos da plataforma de aprendizagem, o professor necessita de um único login e, pronto, pode criar uma aula, vídeo ou atividade, bem como entregar um conteúdo a seus alunos. “Recentemente, lançamos também as contas de alunos, que permite maior continuidade dos currículos e que eles parem e retomem a sequência do material, além de conceder aos alunos a capacidade de criar suas próprias aulas”, explica Ferro.
Lembra daquela época em que os professores davam bronca ou, até mesmo, ameaçavam recolher o telefone celular dos estudantes?
Bom… essa, definitivamente, é uma prática que pode ficar no passado. Foi justamente a tendência da adoção de dispositivos 1:1 nas salas de aula que motivou, em 2012, o desenvolvimento do Nearpod.
Na prática, a plataforma oferece tanto na versão gratuita quanto na paga, cinco recursos centrais:
Você pode ter a experiência do Nearpod em sua escola hoje mesmo, faça o download do aplicativo e dê um upgrade na forma como seus professores interagem com as turmas.
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