NOTÍCIA
Estão abertas as inscrições para o festival gratuito e com certificado, que acontecerá em maio, na Fecap. Também haverá modalidade online
Com o tema ‘Valorização e cuidado para quem ensina’, o Festival Encontro com o Porvir acontecerá no dia 16 de maio de 2026, das 8h às 18h, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), localizada no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP). O evento é totalmente gratuito e os participantes receberão certificado.
Haverá também a modalidade a distância, pelo You Tube, com transmissão online do debate principal e da cerimônia de entrega do Prêmio Professor Porvir. Seja qual for a modalidade escolhida, é necessário se cadastrar para participar.
A versão presencial terá um dia inteiro de imersão, com oficinas e debates voltados para a rotina escolar. “O objetivo é refletir sobre práticas que tornem a escola mais atenta às relações humanas, focando no cuidado, acolhimento e valorização dos educadores”, explica Vinicius de Oliveira, diretor do Porvir.

O festival trará reflexões sobre práticas que tornem a escola mais atenta às relações humanas (foto: Pexels)
Anna Penido: Diretora do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação;
Fernando Penna: diretor da Faculdade de Educação da UFF (Universidade Federal Fluminense) e coordenador do Observatório Nacional da Violência contra Educadoras/es;
Paula Beatriz de Souza Cruz: educadora e primeira mulher trans a dirigir uma escola pública no Brasil; diretora da Escola Estadual Santa Rosa de Lima, em São Paulo;
Régis Marques Ribeiro: diretor da Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão (SP), eleita uma das melhores escolas do mundo em 2025;
Lilian Bacich: diretora da Tríade Educacional, doutora em psicologia escolar, especialista em metodologias ativas e STEAM;
Gustavo Estanislau: médico psiquiatra, especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência e pesquisador do Instituto Ame Sua Mente.
O evento também será marcado pela cerimônia de entrega da 3ª edição do Prêmio Professor Porvir, que premiará 10 educadores de escolas de todas as regiões do Brasil, selecionados entre mais de 600 projetos recebidos.
“O prêmio é uma forma de reconhecer professores que estão promovendo inovações significativas em suas práticas pedagógicas, que são inspiradoras e facilmente replicáveis por outros educadores”, afirma Vinicius. O prêmio está em fase de votação popular.
Ao longo de suas três edições, o Prêmio Professor Porvir recebeu mais de 2 mil inscrições de projetos desenvolvidos por docentes de todos os estados brasileiros, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio. As propostas contemplam temas diversos, como tecnologia na aprendizagem, educação antirracista, metodologias ativas, práticas socioemocionais e educação financeira. A iniciativa também soma mais de 63 mil votos da audiência nas duas primeiras edições.
Os projetos premiados serão apresentados durante o festival e farão parte de um e-book especial, com relatos inspiradores que mostram como a inovação pode ser uma aliada na construção de uma escola mais equitativa, conectada e transformadora.
Inscreva-se em: Festival Encontro com o Porvir
Conheça os finalistas do 3º Prêmio Professor Porvir e participe da votação popular
Os vencedores serão divulgados no dia 6 de abril, no site da Porvir: Porvir