NOTÍCIA

Formação docente

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 18/12/2025

Cooperação com a Unesco busca impulsionar o ensino nas áreas de STEAM no Brasil

Acordo com Fundação ArcelorMittal prevê capacitação de mais de 10 mil educadores e estudantes da rede pública ao longo de três anos

A Fundação ArcelorMittal, organização dedicada ao investimento social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, formalizou uma parceria inédita com a Unesco. O acordo de cooperação técnica e financeira tem como foco o fortalecimento da educação pública para o desenvolvimento sustentável por meio da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). 

A cerimônia de assinatura ocorreu no dia 16 de dezembro, na representação da Unesco, no Brasil, com as presenças da diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e da diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila Valverde.

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“A educação é a base da transformação social. A parceria com a Unesco é motivo de grande orgulho para a ArcelorMittal, pela referência global que a organização representa e pela força da cooperação. Essa aliança reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do Brasil, ao levar conhecimento e inovação para milhares de educadores e jovens, formando cidadãos preparados para liderar mudanças e construir um futuro sustentável”, destaca Jorge Oliveira, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América Latina.

O projeto

Nesse primeiro momento, o acordo terá duração de 36 meses. As organizações irão desenvolver programas de capacitação para estudantes e professores de escolas públicas. O projeto adotará um formato híbrido em alguns estados do país e conteúdo virtual para todo o Brasil. A expectativa é beneficiar cerca de 13 mil educadores e estudantes, sendo 3 mil participantes nas ações presenciais e 10 mil na modalidade online. 

“A parceria com a Unesco, uma referência global, amplia o alcance das ações da Fundação ArcelorMittal. Com essa aliança, queremos estimular docentes e discentes da educação básica a atuarem como agentes de transformação social em suas comunidades, com ênfase em equidade de gênero, justiça climática e busca por soluções sustentáveis inovadoras”, aponta a diretora-executiva Camila Valverde.

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“Este projeto reforça o compromisso da Unesco com a Agenda 2030 e com a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, uma vez que prioriza a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a formação nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM). É cada vez mais urgente preparar estudantes e professores para os desafios globais, como a mudança climática e a degradação ambiental. Ao desenvolver competências técnicas e socioambientais, estamos formando agentes de transformação capazes de construir futuros mais justos, pacíficos e sustentáveis”, afirma a Diretora e Representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

STEAM

Camila Valverde e Marlova Noleto (Foto: divulgação)

Reforço na Liga STEAM 

Como parte do acordo, a Unesco passa a atuar também como parceira técnica do Prêmio Nacional Liga STEAM, uma das principais iniciativas da Fundação ArcelorMittal no Brasil, dentro do programa de formação de educadores Liga STEAM. A organização internacional também dará suporte no desenvolvimento de materiais pedagógicos, qualificando ainda mais a competição que estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas nas escolas.

“A abordagem STEAM dialoga diretamente com as competências necessárias para o século 21. Investir na formação de professores é o caminho mais eficaz para garantir que esses conceitos cheguem à sala de aula de forma estruturada e inclusiva, promovendo uma educação que gera impacto real na sociedade”, completa Camila Valverde. 

Sobre a Liga STEAM

A Liga STEAM promove a adoção da abordagem STEAM nas escolas brasileiras. Lançada em 2022, trata-se de uma abordagem educacional bastante difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. 

Além do Prêmio Nacional Liga STEAM, a estratégia contempla iniciativas como a formação em STEAM para todos os educadores de redes públicas de ensino e a Comunidade de Educadores Liga STEAM, com o objetivo de torná-los referência e promotores da abordagem em suas regiões de atuação.

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