NOTÍCIA
Conceito se concentra na personalização do ensino por meio da neurociência e do uso da tecnologia inteligente
Por Virginia Garcia, expert em estratégia educacional e diretora-geral da Máquina da Mente Consultoria | A educação 6.0 é um conceito educacional emergente que começou a ganhar forma cada vez mais concreta, com discussões estruturadas sobre sua aplicabilidade e fundamentos, por volta de 2023. Essa nova fase da educação apresenta uma evolução direta de duas fases anteriores, a educação 4.0 e 5.0.
Em suma, as três fases representam a evolução contínua de paradigmas educacionais, que foram construídos sobre os fundamentos de fases antecessoras, mas introduzindo novas perspectivas e enfoques, que são os reflexos na educação de evoluções industriais, sociais e transformações globais.
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A educação 4.0, 5.0 e 6.0 têm em comum, [i] foco na autonomia de aprendizagem do estudante, transformando-o em protagonista do processo educacional; [ii] base no desenvolvimento das competências para o século 21 que preparam o estudante para os desafios contemporâneos; [iii] foco na utilização de tecnologias emergentes que possam contribuir para uma experiência melhorada do aprendizado; [iv] ênfase no desenvolvimento da cidadania global, promovendo a aprendizagem de línguas adicionais e a interculturalidade.
O objetivo principal da educação 6.0 é continuar promovendo uma abordagem educacional centrada no estudante, visando desenvolver seu conhecimento, competências socioemocionais e a cidadania global. Em outras palavras, a educação 6.0 tem por meta munir o estudante com ferramentas que o preparam para realidades complexas e dinâmicas em um mundo globalizado no século 21.
A educação 6.0 é centrada principalmente na personalização do ensino por meio da neurociência e do uso da tecnologia inteligente. A neurociência é considerada um dos pilares da educação 6.0 e oferece insights sobre a plasticidade cerebral promovendo processos de aprendizagem personalizados e mais eficazes.
A neurociência demonstra que as emoções influenciam diretamente a aprendizagem e, por isso, práticas educacionais que promovem o bem-estar, empatia e segurança emocional devem ser priorizadas para assegurar ambientes de aprendizagem emocionalmente seguros. Com o incentivo à aprendizagem ativa por meio de estratégias como projetos, resolução de problemas, pensamento crítico e interdisciplinaridade, áreas cerebrais asseguram uma melhor retenção do conhecimento no processo de aprendizagem.

A educação 6.0 tem por meta munir o estudante com ferramentas que o preparam para realidades complexas e dinâmicas em um mundo globalizado no século 21 (Foto: Shutterstock)
Ao considerar os diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, a educação 6.0 faz uso de tecnologias neuroeducacionais, como plataformas adaptativas, buscando personalizar o conteúdo curricular às necessidades de cada estudante, ampliando, assim, a eficácia do processo educacional.
Um estudo sobre a plataforma Khan Academy mostrou que o uso de sistemas adaptativos pode melhorar significativamente o desempenho de estudantes, além de motivá-los a assumir maior autonomia sobre o seu próprio processo de aprendizagem.
O uso da inteligência artificial gera dados que permitem personalizar o conteúdo, o ritmo e outros desafios de aprendizagem, oferecendo maior oportunidade ao aluno para incrementar seu aprendizado. Assim, o processo ensino e aprendizagem é impactado positivamente no desempenho do estudante e do professor. Devemos destacar que tais dados oferecem um benefício extra a professores, gestores e à família do estudante, já que eles podem acompanhar o progresso do aluno em tempo real, intervindo de forma eficaz quando necessário.
A educação 6.0 oferece uma grande oportunidade de transformar a educação brasileira em um sistema mais conectado, inclusivo e global. No entanto, a transformação só poderá ser efetivada se conduzida com clareza de objetivo, responsabilidade, respeito à interculturalidade e compromisso com a equidade.
Ao estabelecer clara conexão com as demandas das realidades atuais, a educação 6.0 apoia o desenvolvimento do estudante em habilidades profissionais futuras, como no uso de tecnologias avançadas, assim como também naquelas de âmbito social, como o desenvolvimento da consciência ambiental e da sustentabilidade.
O novo conceito educacional busca levar o estudante ao domínio de habilidades interculturais com capacidade de resolução de problemas complexos como mudanças climáticas, desigualdades sociais e a saúde mental.
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A formação de professores no novo conceito torna-se um grande desafio tendo que ser mais ampla, dinâmica e conectada, envolvendo a discussão de transformações sociais e digitais. O desafio central nessa área será o de capacitar professores mais flexíveis e mais aptos ao ensino interdisciplinar com foco para lidar com ambientes híbridos, personalizados e conectados.
A educação 6.0 se propõe a responder por meio da educação a desafios do século 21 a fim de formar estudantes em cidadãos capazes de pensar soluções sustentáveis por meio de práticas educacionais de bem-estar, tecnologia inteligente e inteligência emocional como parte do currículo. Não se pode negar que há um longo caminho a ser trilhado, mas temos que ter coragem para dar o primeiro passo se queremos transformar a educação no Brasil.