NOTÍCIA
Programa de imersão internacional reúne gestores e lideranças do setor em visitas técnicas a países referência em equidade, inovação educacional e indicadores de resultados como o Pisa
Enquanto o Brasil discute os desafios de aprendizagem e busca caminhos para melhorar a qualidade da educação, um grupo de gestores escolares e lideranças brasileiras acabou de de partir para a Finlândia (de 5 a 11 de outubro) e está, agora, na Estônia (de 12 a 18 de outubro) em busca de modelos de excelência escolar segundo indicadores como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
A iniciativa de conhecer os modelos educacionais desses países integra uma imersão internacional organizada pela Futuro Eventos, empresa com 30 anos de experiência em programas globais de formação, e conta com a chancela da FTD Educação. O programa pretende oferecer aos participantes contato direto com escolas, especialistas e políticas públicas que transformaram esses sistemas educacionais em modelos de excelência.
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Os dois países são referência global em inovação, equidade escolar e indicadores de resultados de aprendizagem, como o Pisa, que mede o desempenho de estudantes de 15 anos em Matemática, Leitura e Ciências.
Na prova aplicada em 81 países, ambos estão no top 10: a Estônia teve destaque nas três áreas de conhecimento, com a sexta colocação em Leitura e Ciências e sétima em Matemática. Finlândia ficou em nono no ranking de Ciências.
Na última avaliação do Pisa, o Brasil ficou na sétima posição entre os países da América Latina. Mas na classificação geral, em Matemática, o país ficou na 65ª colocação, bem abaixo da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), responsável pelo programa.
Grupo de gestores escolares e lideranças brasileiras viajou em busca de modelos de excelência escolar segundo indicadores como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) (Foto: Shutterstock)
Aplicado a cada três anos, os resultados são do Pisa 2022, divulgado em 2023. O próximo ranking deverá ser apresentado em 2026 e terá uma novidade: vai começar a medir, também, as habilidades digitais dos estudantes.
“Vamos buscar novas referências e modelos de educação para compreender de que forma o meio digital e o letramento tecnológico podem contribuir para que o Brasil avance no Pisa. Queremos identificar aprendizados que possam ser aplicados ou adaptados à nossa realidade, levando em conta diferentes culturas, hemisférios e contextos. O propósito é descobrir o que faz sentido para nós e para a nossa educação”, afirma Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação.
A FTD é uma empresa de soluções educacionais com mais de 120 anos de história, que integra o Champagnat Global, instituição presente em mais de 80 países, nos cinco continentes e em mais de 600 escolas. O executivo integra o grupo que visita a Estônia.
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“Na Estônia, a digitalização das escolas, a autonomia dos professores e a personalização do aprendizado são pilares fundamentais de uma revolução educacional que transformou o país no mais digital da Europa. Conhecer de perto esse sistema ágil e conectado é uma oportunidade única de reflexão e inspiração”, explica Ricardo Tavares.
As agendas da Imersão Futuro na Finlândia e Estônia incluem visitas técnicas exclusivas a instituições de ensino, reuniões com autoridades locais, debates com pesquisadores e atividades culturais que visam ampliar a compreensão sobre como esses países alcançaram índices elevados de aprendizagem e bem-estar estudantil. Mais do que observar, a proposta é criar um espaço de reflexão para adaptação de boas práticas ao contexto das escolas brasileiras.
O grupo, com cerca de 50 participantes, é formado por um público diverso, que vai de mantenedores de instituições de ensino, prefeitos, secretários municipais e estaduais de educação, a autoridades públicas, ONGs, empresas, edtechs, startups, consultorias e lideranças acadêmicas. Professores de redes públicas e privadas também integram a delegação, garantindo uma troca de experiências rica e plural.
A FTD Educação, que leva clientes estratégicos, reforça com a iniciativa seu posicionamento como parceira de excelência em soluções educacionais. Além do diretor-geral, a empresa está sendo representada por Caroline Franco Dias, gerente de desenvolvimento educacional da educação pública, presente nas duas imersões.
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“A Finlândia é reconhecida como o país mais feliz do mundo e tem na educação a base de sua cultura. O que buscamos nesta imersão é identificar práticas escaláveis e adaptáveis à realidade brasileira, especialmente no campo da valorização dos professores e nos modelos de avaliação diferenciados. Nosso objetivo é ampliar o repertório da FTD Educação para a área pública e trazer, na bagagem, boas referências que possam ser multiplicadas em nosso país”, destaca Caroline Franco Dias, da FTD Educação.
As imersões internacionais da Futuro Eventos têm como propósito capacitar educadores e gestores, promover networking internacional e estimular uma mudança de mentalidade. Além de conhecimento técnico, o programa inclui transformação pessoal, experiências culturais e a ampliação da visão de futuro para quem atua no setor educacional.
“Com esta iniciativa, a FTD Educação reafirma seu compromisso de ser uma empresa inovadora, parceira, flexível e humana, além de reforçar sua missão de conectar histórias e construir futuros, apoiando instituições brasileiras na busca por modelos educacionais mais inclusivos, inovadores e eficazes”, completa Ricardo Tavares.
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