NOTÍCIA
Encontro presencial deste ano da revista Educação terá como tema ‘Em tempos turbulentos, como manter a escola firme’; veja destaques da programação do evento, que acontece em 7 de outubro
Se o mundo muda cada vez mais rápido, a verdade é que a escola não fica alheia a esses movimentos. Avanços tecnológicos e os desafios que os acompanham — como o uso de inteligência artificial e o excesso de exposição às telas —, mudanças no mercado de trabalho, além de discussões sobre currículo e mesmo sobre o papel da escola na formação integral dos estudantes, para além do aspecto cognitivo, são só alguns exemplos de debates que têm permeado o campo da educação. No caso dos gestores escolares, as consequências incluem o ganho de complexidade da função e o desafio de exercer uma liderança que esteja alinhada com o mundo de hoje, sem perder de vista o olhar crítico e questionador e, sobretudo, o cuidado com o humano.
Nesse cenário, não só a formação diária e contínua, como também a troca de experiências, tornam-se muito importantes. Pensando nisso, a Academia Líderes de Educação — uma iniciativa da revista Educação (saiba mais ao final da matéria) — promove, em 7 de outubro, na cidade de São Paulo, um encontro voltado a lideranças escolares. Com o tema Em tempos turbulentos, como manter a escola firme, o evento contará com um dia inteiro de painéis e ted talks com grandes nomes da área. O objetivo é, justamente, oferecer aos líderes escolares a oportunidade de refletir com seus pares sobre os principais temas que têm se colocado no dia a dia da gestão.
Clique aqui e saiba mais sobre o evento
—————————–
Os desafios da gestão escolar e a importância do diálogo com as famílias
Direção escolar: um turbilhão também passou por aqui
—————————–
“Um líder precisa sempre se relacionar com colegas de profissão para ter uma troca de experiências. É como ler uma biografia: você vive uma vida que não é sua pela leitura”, compara o publisher da revista Educação, Edimilson Cardial. “É impossível se isolar e obter resultados surpreendentes, o mundo de hoje prevê muita troca”, completa.
Sobre a proposta do encontro, Edimilson explica: “Haverá conversa com outros diretores, especialistas e educadores em geral. A ideia é que todos saiam com a sensação de ter vivido muito, pelas experiências de outros educadores”.
Foto: Shutterstock
Uma das palestrantes confirmadas no evento é a educadora Débora Garofalo, que irá conduzir o painel O poder da comunidade no cuidado e transformação. Idealizadora do projeto Robótica com Sucata, ela alcançou reconhecimento a nível mundial no Global Teacher Prize, considerado o ‘Nobel da Educação’, sendo a primeira sul-americana a chegar à final do prêmio. Atuou como professora na rede pública e, hoje, é consultora, gestora de políticas públicas, autora e referência nacional em educação inovadora, cultura maker e mão na massa. Além disso, é professora convidada da USP/ICMC na especialização em Computação Aplicada à Educação e colunista da revista Educação desde 2021.
Também haverá muitos debates sobre diferentes aspectos da liderança escolar. Um deles discutirá lideranças em espaços diversos, e contará com a presença de Natacha Costa, diretora-geral da Escola Vera Cruz e do Instituto Vera Cruz, e Luiz Fernando Costa de Lourdes, diretor da EMEF Profa. Maria Aparecida Rodrigues Cintra e também colunista da revista Educação.
—————————–
Lideranças educacionais como bússola para boas práticas
Educação brasileira nos últimos 30 anos: entre conquistas e tropeços
—————————–
Outro tema debatido, também fundamental para a gestão escolar, será a formação. Vale lembrar que, segundo o Censo Escolar 2024, apenas 22,6% dos diretores do país possuem curso de formação continuada em gestão escolar com no mínimo 80 horas de duração. Intitulado Formação de líderes: aprender a liderar para transformar a educação, o painel será ministrado por Aline Evangelista Martins, coordenadora pedagógica do Centro de Formação da Vila.
Bacharel em Letras e Jornalismo, Aline é especialista em Avaliação de Programas e Políticas Públicas e mestre em Educação, com pesquisa sobre formação do leitor literário. Foi professora de língua portuguesa e literatura na Escola da Vila e é autora de materiais didáticos para o ensino fundamental e para o ensino médio, além de atuar também como consultora em educação para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
O evento acontece em 7 de outubro, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, SP. Os ingressos podem ser adquiridos por meio deste link. O valor inclui welcome coffee e almoço. Membros(as) da Academia Líderes de Educação têm desconto especial.
A Academia Líderes de Educação, que oferece o evento, é uma iniciativa da revista Educação. Criada neste ano, tem como objetivos fortalecer a liderança escolar e impulsionar transformações na gestão educacional. Membros contam com benefícios como newsletter exclusiva, assinatura digital da revista Educação, benefícios em eventos e cursos.
“A Academia é uma extensão da revista Educação, mas com um foco mais dirigido para que os líderes tenham acesso ao que se passa ao redor do Brasil em experiências pedagógicas. Vai ser muito enriquecedor se relacionar com 200 líderes de educação no dia 7 de outubro”, afirma Edimilson Cardial.
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——